Publicações: Pesquisa "Juventudes fora da escola"

Pesquisa "Juventudes fora da escola"

"Juventudes Fora da Escola" é uma pesquisa que busca aprofundar a compreensão sobre a realidade dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos que não estão matriculados na escola e não concluíram a educação básica. Em 2022, estavam nessa condição 9,8 milhões de jovens.

Essa exclusão do sistema educacional confronta diretamente o direito à educação assegurado pela Constituição Federal, gerando graves consequências para os jovens e para o desenvolvimento social e econômico do país. O projeto se propõe a retratar as diversas realidades dessas juventudes, examinando os motivos que as afastaram da escola. Além disso, procura investigar o potencial de diferentes políticas públicas e outras iniciativas para reverter esse cenário.

Para reunir as evidências deste estudo, foram empregadas diferentes abordagens metodológicas, sendo especialmente significativa a inclusão de um grupo de cinco jovens pesquisadores — eles próprios fora da escola, sem o ensino médio. Sob orientação de facilitadores, esse grupo participou ativamente de todas as etapas do estudo, desde a definição das perguntas de pesquisa e das hipóteses a serem testadas, até a análise dos dados quantitativos e qualitativos. Eles desempenharam um papel crucial na produção do conhecimento compartilhado neste estudo.

Confira abaixo a pesquisa completa:

Acesse também o sumário da pesquisa: