Co.liga lança cursos digitais e gratuitos de moda
Compartilhar
Novo segmento de formação da escola tem cursos sobre cadeia produtiva, sustentabilidade e técnicas de confecção

A moda é um meio de expressão da criatividade e da cultura humana. É também uma área importante da economia criativa, setor produtivo que emprega mais de 7,8 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Observatório Itaú Cultural (2023). Nesta sexta-feira (25), a co.liga lança uma nova área de formação da escola, com sete cursos gratuitos e online de moda.
“A trilha formativa de moda da co.liga nasce do desejo de conectar as juventudes periféricas a um setor potente da economia criativa, oferecendo acesso a conhecimentos sobre criação, produção e comercialização no mundo da moda, sem perder de vista questões urgentes como upcycling, logística reversa e o cuidado com os resíduos sólidos”, ressalta Alzira Silva, Supervisora de Inclusão Produtiva da Fundação Roberto Marinho.
Alzira esteve diretamente envolvida no desenvolvimento dos cursos e explica o que os jovens poderão aprender durante a formação: “Com apoio de uma rede de especialistas, mapeamos os caminhos para quem está começando, valorizando práticas sustentáveis, referências estéticas que refletem a brasilidade e, sobretudo, uma moda inclusiva — que acolhe a diversidade de corpos, histórias e vivências. Aqui, a moda é ferramenta de expressão, autonomia e transformação social”.
A oferta de cursos gratuitos em moda tem papel decisivo na formação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A existência desse tipo de iniciativa permite que jovens tenham a chance de conhecer, se qualificar e buscar inserção produtiva no setor, como ressalta Fabiana Cecy coordenadora da co.liga: “Hoje, no Brasil, a oferta de cursos gratuitos nessa área ainda é bastante limitada e, mais uma vez, a co.liga vem nesse compromisso de capacitar, produzir conhecimentos, fortalecer pequenos ou novos negócios e a ampliar a oferta de oportunidades".
A inclusão de um público mais diverso também produz efeitos no campo da moda, estimulando produções que reflitam a pluralidade de culturas e identidades. Por isso, a entrada de novos perfis ajuda a tornar o setor mais conectado com a diversidade da sociedade brasileira.
"Estamos muito entusiasmadas com o lançamento do segmento de moda na co.liga! É um setor produtivo que movimenta muito o mercado e que gera renda nos territórios. Essa era uma demanda grande dos parceiros territoriais da co.liga que vivem de pequenos negócios ligados à moda”, destaca a coordenadora da escola, Fabiana Cecy.
Os parceiros territoriais da escola formam uma rede que, atualmente, conta com mais de 130 organizações, de tamanhos e modelos de atuação diversos. A rede é fundamental para o fortalecimento local da co.liga, apoiando atividades, mobilizando estudantes e gerando novas oportunidades.
A co.liga é resultado da parceria da Fundação Roberto Marinho com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e tem o apoio da Motiva, por meio do Instituto CCR. Com o lançamento dos cursos de moda, a escola passa a disponibilizar, gratuitamente, formações em oito segmentos da economia criativa, além de uma área formativa transversal, com cursos sobre empreendedorismo, estruturação de projetos, comunicação antirracista, entre outros.
A escola busca atender, prioritariamente, jovens entre 15 e 29 anos, mas seus cursos são abertos para qualquer pessoa, em qualquer lugar do país ou do mundo. Atualmente, a escola oferece mais de 50 formações, todas com certificação. Os novos cursos de moda já estão disponíveis na plataforma da escola, aqui!
Cursos de moda da co.liga
- Moda e Sustentabilidade
- Desbravando a Moda: Habilidades e Competências para Profissionais do Setor
- Moda na Rua: distribuição na produção de moda
- Fazendo Moda: técnicas e procedimentos para costura
- Organização e Processos para Produção de Moda
- Moda e Empreendedorismo
- Cadeia Produtiva na Moda: o que é e como fazer parte?
Sobre a co.liga
A co.liga é uma escola online — uma iniciativa da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) em parceria com a Fundação Roberto Marinho — que oferece cursos gratuitos e outras oportunidades na área por meio de uma plataforma digital, conectando jovens, profissionais e empresas de diferentes áreas de atuação no setor de Economia Criativa. Os cursos são de curta duração nos segmentos de música, artes visuais, design, multimídia, patrimônio, tecnologia e produção cultural, mentorias com profissionais, oportunidades de trabalho e programação cultural. O conteúdo pode ser acessado em co.ligadigital.