Notícias

Futura

Canal Futura e Fundação Telefônica Vivo estreiam série de documentários sobre histórias de jovens empreendedores

Publicada em: 27 de setembro de 2018

A partir do dia 27/09, às 22h15, o Canal Futura estreia a série “Pense Grande.doc”, que traz 26 episódios com histórias de jovens empreendedores brasileiros que estão desenvolvendo seus próprios projetos. A série foi produzida em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e será apresentada por Lellezinha, atriz e cantora do Dream Team do Passinho. Os vídeos foram produzidos e dirigidos por jovens das cinco regiões brasileiras, que participaram da formação audiovisual dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários, ambos do Canal Futura, e contempla negócios dos mais diversos segmentos e de todas as regiões do país. Entre as iniciativas apresentadas estão a redução de impactos ambientais através da moda, projeto gastronômico que une cultura, comida e renda para os refugiados de diversas regiões, projetos que prometem facilitar o acesso à água potável, café gourmet administrado por uma jovem com Síndrome de Down, produções de baixo impacto, sustentáveis e inovadoras, entre outros. A escolha dos cases teve curadoria do Futura e da Fundação Telefônica Vivo.

Na estreia, o telespectador conhecerá o “Barkus”, projeto desenvolvido no Rio de Janeiro por três jovens facilitadores financeiros que dividem seu conhecimento em uma plataforma na web. São mentores pessoais que, com aulas e acompanhamento, dão dicas a outros jovens sobre como cuidar do próprio dinheiro. O projeto faz parte da rede de empresas que já foram incubadas pelo programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que estimula o jovem a pensar no empreendedorismo social como projeto de vida e apoia jovens com assessorias, mentorias e apoio financeiro. Na semana seguinte, a série conta a história de uma jovem com síndrome de Down que abriu o próprio negócio, o “Bellatucci”, um café gourmet em São Paulo que além de ser comandado por ela, também emprega outros portadores de Down.

O lançamento da série reforça o compromisso da Fundação Telefônica Vivo e do Futura de inspirar os jovens a pensar no empreendedorismo como projeto de vida, uma vez que 74% dos jovens gostariam de ter o próprio negócio, desafiando-se a criar produtos e serviços. O dado é do estudo “Juventude Conectada”, realizada pela Fundação Telefônica Vivo com jovens entre 15 e 29 anos, lançado no mês passado. A economia está em transformação e os jovens são os primeiros a perceberem essas mudanças.

“Em 2016, o programa Janelas de Inovação, também realizado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, buscou jovens realizadores e produtores de conteúdo para retratar escolas com projetos inovadores. Nesta série, queremos levar ao público histórias de empreendedorismo jovem, com viés criativo e diferenciado”, explica João Alegria, gerente geral do Futura.

“O ‘Pense Grande.doc’ foi todo pensado no jovem, desde a seleção de empreendedores, passando pela apresentação e pela linguagem utilizada. É um programa produzido por jovens e para jovens. Isso foi importante para nós porque facilita o diálogo e cria referência midiática para este público”, explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo. “No estudo Juventude Conectada, que lançamos recentemente, os jovens apontam que há pouca inspiração na mídia quando se trata de empreendedorismo e a produção do documentário também visa atender esta carência”, conclui.

Após a exibição, os episódios estarão disponíveis exclusivamente no canal do Youtube da Fundação Telefônica por uma semana e, após este período, também no Futura Play (www.futuraplay.org). A programação e sinopse de todos os episódios estão no site www.pensegrandedoc.org.br.

 

Pense Grande.doc
Estreia: 27 de setembro (quinta-feira), às 22h15
Exibição: quintas-feiras, às 22h15
Reprises: sextas-feiras, às 3h30, domingos, às 7h45 e quintas às 17h
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE