Notícias

Iniciativas que apoiamos

Congresso GIFE 2016 conta com participação de presidente da Fundação Ford

Publicada em: 31 de março de 2016

“O sentido público do investimento social privado” é o tema do 9º Congresso GIFE, principal evento sobre o investimento social privado no Brasil. A presença de Darren Walker, presidente da Fundação Ford, é uma das atrações confirmadas do Congresso, que recebe especialistas relevantes de diversas áreas da filantropia.

O foco de debates dessa edição será a problematização das relações contemporâneas entre o público e o privado a partir da atuação dos institutos, fundações e empresas envolvidos com o campo do investimento social. A partir da conexão entre os diversos temas que serão debatidos ao longo dos três dias do Congresso, o evento pretende ajudar os participantes a construir uma visão sobre o atual momento vivido pelo país e o papel do ISP neste cenário.

“Queremos reafirmar que não importa se são recursos privados, mas todo o trabalho que é feito tem que ter um sentido público. Neste momento o debate é fundamental, principalmente quando discutimos, por exemplo, a aproximação do investimento social ao negócio. É fácil o ISP perder isso de vista e se tornar um instrumento para pensar a relação da empresa com a sociedade, menos do que a contribuição pública direta que define o que é o investimento social. Por outro lado, temos também o reconhecimento de que o investimento social não pode ser dissociado das políticas públicas. É quase inevitável então considerar essa relação público-privado quando se pretende ter mais escala e gerar impacto”, comenta Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE.

Outro destaque do evento é o lançamento do Painel GIFE de Transparência, que ocorrerá no dia 31/03, às 14h30. Trata-se de uma ferramenta online que organiza e disponibiliza informações institucionais relevantes sobre as fundações e institutos associados ao GIFE, a partir de um grupo de indicadores. Com ela, o GIFE espera influenciar e promover o debate qualificado sobre a transparência no investimento social privado.

Além disso, no dia 31/03, às 16h30, a TV Globo gravará o programa Mitos e Fatos durante o Congresso GIFE. A ideia é abordar quatro grandes tópicos do investimento social privado em uma mesa de debates composta por especialistas convidados para verificar se eles são mitos ou fatos. A discussão será gravada e, posteriormente, transformada em programa televisivo.

Estima-se que 800 pessoas participem da programação oficial e das atividades abertas. O evento é bienal e apresenta as novidades do setor e reúne as principais lideranças de investidores sociais do país, dirigentes de organizações da sociedade civil, acadêmicos, consultores e governos. Esse ano ele também conta com uma novidade que é a Semana do Investimento Social, com atividades espalhadas por todo o Brasil, abertas e gratuitas: http://congressogife.org.br/2016/semana-do-investimento-social/

O Bradesco é o patrocinador Platinum.

Mais informações em http://congressogife.org.br

 

Sobre o GIFE

O GIFE é uma organização sem fins lucrativos com 132 associados que investem em torno de R$ 3 bilhões por ano na área social. A organização completou 20 anos em 2015 e é referência no Brasil em temas relacionados ao investimento social privado. O principal papel do GIFE é articular organizações privadas que apoiam causas de interesse público e gerar conhecimento sobre o campo. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do investimento social, definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Para saber mais sobre o GIFE, assista ao documentário “Em Movimento: 20 anos de Investimento Social no Brasil”: https://youtu.be/0_1HzzKl1vs