Notícias

Futura

"Crescer sem Violência" chega
a Ceará, Pará e Pernambuco

Publicada em: 31 de julho de 2015

Durante a infância, é formada e desenvolvida grande parte da estrutura física, emocional, afetiva, cognitiva e social das pessoas. Os esforços da família, comunidade, instituições e do estado em assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes são fundamentais para garantir a dignidade da vida e uma sociedade mais justa. Neste contexto, o Futura lança – em parceria com a Fundação Vale, o Unicef e a Childhood Brasil – a segunda fase do “Crescer sem violência” em três estados: Ceará, Pernambuco e Pará. O lançamento em Fortaleza, no Ceará, foi realizado dia 28 de julho. Os outros estados receberão o lançamento do projeto nos dias 5 e 7 de agosto. Este ano, o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 25 anos em 2015.

Série Que Abuso é Esse?, do canal Futura
Lançamento do projeto “Crescer sem violência” em Fortaleza

Voltado aos temas relacionados ao universo do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a nova etapa do “Crescer sem violência” reúne todos os episódios da série televisiva “Que Abuso é Esse?”, exibido pelo Futura; textos teóricos; sugestões de atividades pedagógicas para educadores; um amplo conteúdo sobre notificações de casos de abuso sexual, além de uma série de reportagens sobre o assunto. Para apresentar o material e orientar sobre sua utilização, a equipe do Futura desenvolve oficinas de formação – além da realizada em Fortaleza, haverá em Recife e Belém – para educadores e representantes de Centros de Referência Especializado de Assistência Social, Secretaria de Direitos Humanos e ONGs, dentre outros participantes. Está previsto também o monitoramento da implementação do kit nas cidades.

A gerente do núcleo de do núcleo de Mobilização e Articulação Comunitária do canal Futura, Ana Paula Brandão, chama atenção para a importância de disseminar informações que contribuam para a defesa dos jovens. “Apesar do exitoso caminho percorrido ao longo destes quase dez anos de trabalho com a temática, nosso desafio está muito longe do fim. Os tabus que envolvem qualquer diálogo sobre a sexualidade humana, os altos índices de casos de abuso e exploração sexual, assim como as dores pessoais observadas em cada encontro, as demandas crescentes pela reprodução dos materiais do projeto e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes apontam para uma necessidade cada vez maior de falar sobre o assunto. É um desafio do tamanho do Brasil, mas estamos cada vez mais comprometidos com esta jornada”, ressalta.

A série Que abuso é esse?
Com oito episódios, a série exibida pelo Futura usa a linguagem lúdica para tratar de assuntos como o que é abuso sexual; as diferenças entre o carinho afetuoso e o abuso; as formas de reconhecimento dos indícios do crime; o envolvimento da rede de proteção (familiares, educadores, agentes de saúde, vizinhos); a situação do abusador; os caminhos da notificação da denúncia, do atendimento e seus desdobramentos.

Três personagens de marionetes protagonizam o programa: a professora Elvira, o agente de saúde Damião e a dona de casa Neusa. Em cada episódio, o trio discute um assunto e, em seguida, um ou mais especialistas (que pode ser um profissional de saúde, advogado, psicólogo, educador, sociólogo ou assistente social) complementa com esclarecimentos e mais informações sobre o tema. Ao final de cada programa, informações sobre o Disque 100 – Disque Direitos Humanos são divulgadas, estimulando o seu uso e ressaltando sua importância.

O conteúdo do Que abuso é esse? foi desenvolvido a partir de reuniões realizadas com 55 organizações integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, desde 2009.

Agenda de lançamentos do projeto “Crescer sem violência”:

Recife
Dia: 5 de agosto (quarta-feira)
Local: Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE (Av. Conde da Boa Vista, 921 – Boa Vista)
Horário: das 8 às 17h

Belém
Dia: 07 de agosto (sexta-feira)
Local: Escola de Governo do Estado do Pará Dom Macedo Costa (Av. Almirante Barroso, 4348 – Souza, Belém – PA, 66613-265)
Horário: das 8 às 17h