Notícias

Multicurso

Cultivando Água Boa vence
Prêmio ONU Água para a Vida 2015

Publicada em: 1 de abril de 2015

O programa Cultivando Água Boa, de Itaipu Binacional, venceu o Prêmio ONU Água para a Vida, de 2015, na categoria “Melhores práticas em gestão da água”. É a primeira vez que o Brasil recebe este reconhecimento internacional, entregue nesta segunda-feira (30) na sede da ONU, em Nova York. Entre as ações do projeto vencedor está o Multicurso Água Boa, iniciativa da Fundação Roberto Marinho para formação de gestores de bacias hidrográficas.

Multicurso Água Boa, uma das ações do programa Cultivando Água Boa
Multicurso Água Boa, uma das ações do programa Cultivando Água Boa

O Multicurso Água Boa trabalhou com 700 técnicos de meio ambiente, líderes comunitários e professores de 29 municípios da Bacia do Paraná 3, para engajá-los na conservação dos recursos hídricos. Os participantes do programa fizeram um diagnóstico dos principais problemas das microbacias hidrográficas e elaboraram planos de ação para resolvê-los.

O prêmio

A 5ª edição do Prêmio ONU Água para a Vida teve como tema “Água e desenvolvimento sustentável”. O Brasil concorreu com outras 40 iniciativas de todo o mundo – foram sete projetos brasileiros inscritos. A América Latina e Caribe foram responsáveis pelo maior número de inscrições.

A premiação visa promover esforços para alcançar as metas internacionais de 2015 relacionadas aos recursos hídricos e estabelecidas nos Objetivos do Milênio, na Agenda 21, na Carta da Terra e no Plano de Implementação de Johanesburgo.