Notícias

Futura

"Destino: Educação – Escolas Inovadoras"
estreia dia 1 no Futura

Publicada em: 29 de agosto de 2016

 

Já imaginou uma escola onde se aprende tudo na prática? Ou onde, já nos primeiros anos, quem define o que vai estudar é o próprio aluno? E um colégio sem aula ou prova, em que cada estudante segue seu próprio ritmo de aprendizagem? É o que mostra a série documental “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, que estreia na tela do Canal Futura nesta quinta-feira, 1 de setembro, às 21h, e investiga iniciativas educacionais transformadoras.

Doze instituições de ensino espalhadas pelo mundo e inseridas em contextos diferentes reinventaram suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos, para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes. Realizado pelo Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) – Departamento Nacional, o programa conta com consultoria do Instituto Inspirare. A produção é da Cine Group com direção de Sergio Raposo.

As escolas foram selecionadas a partir de uma pesquisa sobre tendências da educação, realizada pelo Porvir (programa do Instituto Inspirare), e estão localizadas em nove países: Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia e Inglaterra. São instituições que já adotam uma ou mais tendências, tais como a personalização do ensino, que considera a individualidade de cada aluno; o uso de tecnologia para aprendizagem; a experimentação dos conteúdos teóricos a partir de atividades práticas e projetos; o desenvolvimento de habilidades e competências como liderança, comunicação, cooperação e sociabilidade; a gameficação do processo educativo, que envolve tarefas, desafios, narrativa, pontuação e outros aspectos do universo dos jogos digitais; e a quebra dos muros invisíveis, conectando a escola com o mundo à sua volta, contextualizando o ensino e levando o aprendizado para fora da instituição.

Conheça as 12 escolas retratadas na série, que visitou nove países

“Inovação vai além do uso das novas tecnologias. A inovação pode estar na forma como as disciplinas conversam entre si, na maneira como o espaço físico da escola é organizado ou, ainda, na promoção de atividades que desenvolvam nos alunos a percepção da verdadeira importância do aprendizado. A série ‘Destino: Educação – Escolas Inovadoras’ mostra modelos que fogem do tradicional para inspirar gestores e educadores a pensar o novo papel do professor e as necessidades dos estudantes do século XXI. São crianças e jovens que já nascem sabendo usar as tecnologias disponíveis e demandam por metodologias de aprendizagem mais atrativas e mais conectadas com suas realidades. Mas também pretende sensibilizar os jovens para que vejam a escola de uma maneira diferente, usufruindo ao máximo tudo o que este ambiente pode oferecer. O Futura assume a função de ponte para levar até educadores e estudantes as infinitas possibilidades do educar” afirma Lúcia Araújo, diretora do Futura. Há três temporadas, a série “Destino: Educação” investiga diferentes métodos de ensino e lança luz sobre iniciativas que estão transformando a educação do Brasil e do mundo.

Para o diretor de operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira, a educação permite que crianças e jovens ampliem seu universo e se realizem profissionalmente, contribuindo também para o crescimento do país. “A inovação e o estímulo à criatividade são fundamentais para possibilitar novas visões de mundo, dando suporte ao exercício da cidadania e transformando esta geração em atores de mudança”, afirma Tadeu.

“Destino Educação – Escolas Inovadoras” apresenta também a visão de especialistas como a diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido; o fundador do LABi – Laboratório de Inovação Educacional e PhD em Educação, Rafael Parente; o educador e escritor, André Gravatá; a editora do Porvir, Tatiana Klix; o professor de Políticas Educação Internacional da Universidade de Harvard, Fernando Reimers; o criador do Mundo Maker, Fabio Zsigmond; a socióloga Helena Singer e o pesquisador e doutor em educação Cesar Nunes.

Estreia
“Destino Educação – Escolas Inovadoras”
1 de setembro de 2016, quinta-feira
Exibição: Toda quinta-feira, às 21h
Duração: 52 minutos