Notícias

Futura

Do Brasil à Finlândia – Passaporte para a mudança

Publicada em: 29 de agosto de 2016

Em formato de documentário, a série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” – que estreia nesta quinta-feira, dia 1, no Futura – terá 13 episódios, com 52 minutos cada. Cada um deles é dedicado a uma instituição de ensino e o último apresenta todas as instituições da série, com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar. Além da exibição na tela do Futura, às quintas-feiras, os episódios do “Destino Educação – Escolas Inovadoras” também ficarão disponíveis online em www.futura.org.br/escolasinovadoras.

O programa visitou as seguintes escolas: Projeto Âncora (SP – Brasil), Colégio Fontán (Colômbia); Ross School (Estados Unidos), High Tech High (Estados Unidos), The Bath Studio School (Inglaterra), Steve Jobs School (Holanda), Ørestad Gymnasium (Dinamarca), Ritaharju School (Finlândia), The Riverside School (Índia), e3 Civic High School (Estados Unidos), Nave (PE – Brasil) e La Cecilia (Argentina).

Orestad Gimnasium

A escola dinamarquesa Ørestad Gymnasium tem arquitetura surpreendente

 

Em seu episódio de estreia, em 1 de setembro, às 21h, “Destino Educação – Escolas Inovadoras” mostra a rotina dos estudantes do Projeto Âncora, em Cotia, município de São Paulo. Uma escola sem aulas, sem turmas, sem séries e sem provas que prioriza um ensino humanizado e trabalha com uma filosofia educacional inspirada na Escola da Ponte de Portugal. A metodologia foge das padronizações escolares convencionais e leva em conta os interesses, as necessidades, as aptidões e potencialidades de cada aluno com o objetivo de desenvolver autonomia. Para isso, o educando é quem faz o planejamento do seu dia e escolhe os assuntos que estudará, enquanto o educador o auxilia a cumprir suas tarefas diárias em um movimento de aprender junto, na troca de experiências, de ideias, de gostos e de sonhos. O Projeto Âncora atende cerca de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social e o episódio mostra o trabalho conjunto da gestão da escola, coordenadoras pedagógicas e corpo docente junto com os alunos e as famílias.

Projeto Âncora - Destino Educação (7)

O Projeto Âncora, em São Paulo, é retratado no episódio de estreia, dia 1

 

Ainda no Brasil, um dos episódios será dedicado ao Núcleo Avançado em Educação – NAVE, em Pernambuco, que une o ensino básico à formação profissional, com foco na Indústria Criativa. Nos Estados Unidos, a série apresenta a Ross School, que tem como missão mudar a maneira que a educação é vista, através de um currículo interdisciplinar, que estimula o pensamento crítico integrado e a formação de líderes inovadores para uma imersão na comunidade global, facilitando um crescimento e aprendizado para toda a vida; a escola High Tech High, que recebe mais de 2000 visitantes por ano de todo o mundo por causa de seu modelo de aprendizagem através de projetos e seu sistema de formação de professores; e a e3 Civic High School, que desenvolve as habilidades intelectuais e técnicas de seus alunos a partir da investigação e do engajamento dos mesmos em solução de problemas e desafios práticos específicos.

Também serão apresentados o Colégio Fontán, na Colômbia, que oferece educação personalizada, busca pela excelência em cada tema e desenvolve as competências intelectuais, pessoais, sociais e emocionais, e a La Cecilia, na Argentina, onde a média é de seis alunos por professor e não há divisão de turmas por idade ou ano escolar. O programa passa ainda pela Inglaterra, na The Bath Studio School, que tem uma abordagem bem diferente das escolas tradicionais e o ensino é conduzido por meio de projetos empreendedores, em ambientes que reproduzem o que o jovem encontrará no mercado de trabalho; pela Holanda, na Steve Jobs School, que tem salas de aula com sofás e cadeiras esparsas para que as crianças sintam-se em casa e duas vezes por semana os pais ministram workshops sobre temas diversos, como ioga, fotografia e finanças; e pela Dinamarca, na escola Ørestad Gymnasium, onde há 11 especializações junto do ensino regular: Saúde, Biotecnologia, Ciência, Mídia, Jornalismo, Língua, Inovação, Globalização, Psicologia, Música e Design. Na The Riverside School, localizada na Índia, a série mostra como os alunos aprendem em três estágios – o da experiência, reflexão e resolução de desafios e problemas, e na Ritaharju School, Finlândia, desvenda o formato de aprendizagem por meio de jogos e do uso das tecnologias, interagindo intensamente com os professores pela internet.

O diretor da série Sergio Raposo, da Cine Group, acompanhou as gravações de perto e conta que o mais surpreende foi descobrir que existem inúmeras formas de inovar com recursos diferentes. “Todas as iniciativas retratadas na série buscam aprimorar a forma como o aluno constrói o conhecimento. São olhares voltados para as necessidades dos estudantes, para que ele consiga ter ferramentas para usar no futuro. Foi uma experiência transformadora”, comenta Raposo.

Em 2015, o Futura e o SESI – Departamento Nacional lançaram a série “Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades. Diferentes respostas.” (www.destinoeducacao.org.br), que acompanhou a realidade de 25 municípios brasileiros que tiveram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A série mostrou como esses municípios estão investindo e transformando a educação básica através de diferentes experiências.

DE_Ritaharju_Finlandia (17)

 Em escola da Finlândia, salas são divididas por área de conhecimento e têm paredes móveis

 

Série inspira livro

Inspirado na série, será lançado o livro “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, uma parceria do Futura com a Fundação Santillana/Editora Moderna. A publicação refletirá sobre temas como a arquitetura e os espaços do ambiente escolar, a personalização do ensino, o uso de tecnologia, a educação integral, os métodos de avaliação e tutoria, entre outras inovações apresentadas no programa. “Apresentar práticas criativas que possam inspirar iniciativas adequadas às distintas realidades brasileiras é fundamental para democratizarmos as inovações educacionais. As propostas e ideias dessa obra são um convite ao leitor para conhecer as imensas possibilidades de fazer educação e imaginar novas ações que dialoguem com os anseios e as necessidades da nova geração de alunos”, comenta André Lázaro, diretor da Fundação no Brasil.

Participam do livro a gerente de Conteúdo do Canal Futura, Debora Garcia; o especialista em estudos de tecnologia aplicada à educação, Paulo Blikstein; a diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido; o educador e escritor, André Gravatá; a editora do Porvir, Tatiana Klix; a professora de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha; a socióloga Helena Singer e o pesquisador e doutor em educação Cesar Nunes.

O livro “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” está disponível gratuitamente para download, por meio do link: www.futura.org.br/escolasinovadoras.