Notícias

Futura

Documentário 'Levante!' mostra como a tecnologia
é usada por jovens para transformação social

Publicada em: 24 de junho de 2015

Smartphones, tablets e drones tornaram-se ferramentas nas mãos de cidadãos para registrar as crises e manifestações vividas em todo o mundo. Em paralelo, as novas tecnologias da informação tendem a reforçar organizações em rede e assim estimular a mobilização em torno de causas sociais.

Esse fenômeno inspirou o documentário “Levante!”, que estreou nesta quinta-feira, simultaneamente na tela do canal Futura e na web (levante.vc), e continua disponível no site. Produzido de forma colaborativa a partir de registros de “levantes” atuais no Brasil, México, Hong Kong e na Faixa de Gaza e dirigido por Susanna Lira e Barney Lankester-Owen, “Levante!” é uma realização do canal Futura com coprodução da Modo Operante e Embauba.

Conheça as quatro histórias do filme

“O “Levante!” foi um dos maiores desafios da minha carreira como documentarista. Filmado em quatro países em completa ebulição social, tínhamos diante de nós personagens muito inspiradores e destemidos. São jovens que, para transformar o mundo à sua volta, usam a tecnologia como aliada, muitas vezes arriscando a própria vida”, conta Susanna Lira. “Tenho certeza que os personagens do documentário vão servir de inspiração para todos sobre como a tecnologia pode ser utilizada para combater a injustiça”, completa o diretor inglês Barney Lankester-Owen.

Ao longo de 52 minutos, o espectador acompanha os bastidores de ações ocorridas em 2014: a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro, feita pela Mídia Ninja, em fevereiro; a “revolução dos guarda-chuvas”, amplificada pelos registros de drones, nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha, em setembro; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa, em outubro; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas palestinas via redes sociais.

Pesquisa ‘Juventude Conectada’ inspirou seleção de documentários

Filmes selecionados nos pitchings colecionam prêmios

“O Futura tem o desafio de coproduzir documentários que provoquem novos olhares e reflexões sobre temas do cotidiano, como é o caso do “Levante!”, vencedor do 5° pitching DOC Futura. Produzido de forma colaborativa, o documentário revela, a partir de experiências em diferentes países, como a tecnologia está entrincheirada em movimentos de mobilização da sociedade contemporânea, sobretudo aqueles desencadeados por grupos jovens. Desse modo, o “Levante!” também ressalta o protagonismo desse segmento da população, a produção em rede e a inovação para promoção do conhecimento e transformação da sociedade”, afirma Lúcia Araújo, diretora do canal Futura.

‘Levante-se!’

Em sinergia com o documentário, o Futura criou o aplicativo “Levante-se!”, que mapeia mobilizações sociais ao redor do mundo. O conteúdo, disponível para IOS, poderá ser baixado gratuitamente na App Store a partir de julho.

 

Acompanhe o Futura: