Notícias

Futura

Documentário "Levante!" participa do Festival do Rio

Publicada em: 26 de outubro de 2015

Produzido pelo Canal Futura em parceria com a Modo Operante e Embaúba Produções, o documentário “Levante!” foi exibido em quatro sessões da 17ª edição do Festival do Rio, em outubro. Na sexta-feira dia 9, além de conferir o filme que apresenta o recente fenômeno do uso das novas tecnologias como ferramentas de comunicação e mobilização, o público teve a chance de participar de um bate-papo com os diretores Susanna Lira e Barney Lankester-Owen e com a gerente de mídias digitais e conteúdo do Canal Futura, Débora Garcia.

“Tínhamos uma vasta lista de critérios que deveriam ser atendidos na produção do filme, como a participação de homens e mulheres, distribuição geográfica, uso de tecnologia singular, entre outros. Era um trabalho difícil, mas o ‘Levante!’ conseguiu resumir o que queríamos em termos de produção”, afirmou Débora Garcia.

“Preparamos um roteiro prévio e enviamos para nossos colaboradores do Brasil, México, Hong Kog e Faixa de Gaza. E, mesmo com visões diferentes das equipes, conseguimos encontrar um ponto em comum para a produção do filme”, comemora Susana Lira aos receber elogios da plateia.

Como resultado do trabalho colaborativo, o filme acompanha, entre outros, a cobertura da greve de funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), no Rio de Janeiro; a “revolução dos guarda-chuvas”, amplificada pelos registros de drones nas ruas de Hong Kong, em prol da liberdade política na ilha; a mobilização de milhões de mexicanos em torno do desaparecimento de 43 estudantes na região de Ayotzinapa; e a divulgação de conflitos na Faixa de Gaza por duas palestinas via redes sociais.

Na sessão, os cinéfilos puderam conferir “A Marcha dos Elefantes”, documentário filmado durante os protestos contra a Copa do Mundo 2014 no Brasil. Os produtores do filme também participaram do debate.

Pitching DOC. Futura

O “Levante” foi vencedor do 5° pitching DOC Futura. Desde 2010, o pitching Doc. Futura convoca, todo ano, produtoras brasileiras para apresentar projetos embrionários de documentários que, de alguma forma, tenham relação com direitos humanos. Com esta iniciativa, o Futura busca coproduzir documentários que tenham um olhar mais ousado sobre esses temas, com boas histórias. Em 2014, “De Volta”, vencedor do pitching de 2013, que acompanhou quatro dias na vida de quatro detentos no Rio de Janeiro durante a saída temporária no Natal, foi finalista do Emmy Internacional, depois de ganhar outros vários prêmios. Coproduzido pelo Canal Futura, o filme disputou o primeiro lugar da categoria documentário com produções da Suécia, Coréia do Sul e Reino Unido. O filme pode ser assistido online em http://www.futura.org.br/de-volta/. Os documentários têm participado, também, de festivais dentro e fora do país. Com uma versão para a TV, de 52 minutos, as produções contam ainda com uma versão estendida, em formato de longa metragem.