Notícias

Museu do Amanhã

Encontro debate o tema “Construindo as Cidades do Amanhã”

Publicada em: 14 de março de 2016

O Museu do Amanhã recebe nesta segunda-feira, dia 14, o painel “Construindo as Cidades do Amanhã” (“Building the Cities of Tomorrow”) que abordará os desafios ambientais, sociais e urbanos enfrentados hoje por cidades globais como o Rio de Janeiro. O encontro é promovido pelo Columbia Global Centers l Rio de Janeiro, que completa três anos na cidade.

O evento tem dois objetivos: reunir a rede de parceiros e colaboradores que ajudaram a materializar o sucesso do escritório da Universidade de Columbia no Rio de Janeiro e comemorar a assinatura de um convênio para a colaboração com a Fundação Roberto Marinho e o Museu do Amanhã. A parceria prevê o planejamento de ações conjuntas na área de sustentabilidade, urbanismo e ciências.

Segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, 66% da população mundial estará vivendo em áreas urbanas. Diante desse cenário, o painel “Construindo as Cidades do Amanhã” tem o objetivo de compreender as transformações vividas por cidades de grande porte, como o Rio, e refletir sobre alternativas para seu crescimento sustentável. Especialistas de diferentes áreas vão se reunir para discutir uma questão essencial: como os líderes das grandes cidades do mundo têm respondido a problemas decorrentes do processo de crescimento – como a necessidade de infraestrutura e serviços públicos de qualidade –, ao mesmo tempo em que encaram os desafios impostos pela desigualdade social e pelos impactos das mudanças climáticas?

O debate será aberto pelo prefeito Eduardo Paes. Participam do painel o reitor da Universidade de Columbia, John Coatsworth; e as decanas da Escola de Saúde Pública da universidade, Linda Fried, e da Escola de Graduação de Arquitetura, Planejamento e Preservação, Amale Andraos. O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Georgia Pessoa, e o presidente do Instituto Pereira Passos, Sergio Besserman, compõem o quadro de participantes brasileiros. O economista e diretor do Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, Thomas Trebat, será o moderador.

Serviço:

Painel “Construindo as cidades do amanhã”

14 de março, das 17h às 20h

Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1, Rio de Janeiro

 

Columbia Global Centers | Rio de Janeiro

O Columbia Global Centers |Rio de Janeiro é um dos oito centros globais da Universidade de Columbia, que promovem e facilitam o engajamento colaborativo e impactante entre sua ampla rede de parceiros e colaboradores locais e o corpo docente da universidade, seus estudantes e ex-alunos, com o objetivo de melhorar a compreensão de temas e desafios globais através de uma perspectiva transdisciplinar, transcultural e aplicada.