Notícias

Futura

#EnemNoFutura

Publicada em: 21 de julho de 2015

A websérie #EnemNoFutura estreia sua segunda temporada nesta terça-feira, dia 21, em futura.org.br/enemnofutura. O programa também é exibido no Futura, toda terça-feira, às 17h30. Serão 20 episódios semanais, com cerca de três minutos cada, produzidos por estudantes da rede pública de ensino em quatro estados. Com câmeras em punho, Arthur, Giovanna, Filipi e Sara – jovens do Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará, respectivamente – registrarão o cotidiano na sala de aula, no trabalho e em casa.

Conheça os participantes da websérie

O objetivo da iniciativa, fruto da parceria entre o Futura e o Instituto Unibanco, é promover a discussão sobre a juventude e a educação brasileiras ao apresentar os principais obstáculos enfrentados pelos alunos, como é a preparação para o exame nacional e a rotina de estudo, além da relação com a família, os amigos, os professores. Para tanto, a websérie vai mostrar realidades distintas levando ao público um olhar mais plural e representativo dos variados sotaques e costumes do país.

Participantes da websérie Enem no Futura

Participantes da websérie Enem no Futura

 

A fim de ampliar o acesso ao programa, chegando às casas onde a internet ainda não está disponível, este ano, o programa também será exibido na tela do Futura, sempre às terças-feiras, às 17h30, com episódios de cinco minutos. Em 2015, aproximadamente 8,4 milhões de pessoas devem fazer o Enem em busca de uma vaga no ensino superior. As provas acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro.

Ao dar continuidade à série, o Futura reafirma a valorização de temas ligados à juventude e a importância do diálogo com esse público nos seus projetos. “O Futura é um canal jovem, que conta com a parceria de jovens brasileiros para a produção de conteúdo e para a reflexão sobre nossas causas em comum. Esta segunda edição do #EnemNoFutura celebra os 18 anos de existência do canal, quando também fazemos planos para o novo tempo que virá”, salienta João Alegria, gerente-adjunto do canal Futura.

Para Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, o principal desafio desta websérie é criar vínculos entre estes jovens que estão nessa fase de vida de conclusão do Ensino Médio e realização do Enem com os outros jovens. “O abandono escolar é muito alto, a descrença e a falta de perspectivas são muito fortes nessa fase do ensino. Como os jovens engajados que estão se dedicando a esse momento de vida do Enem podem servir de inspiração e diálogo com os outros jovens da nossa sociedade? A produção desta série busca responder esta questão para provocar a reflexão dos jovens sobre por que estudar vale a pena e por que fazer o Enem. Em última instância, queremos discutir o valor da educação na sociedade brasileira, vinculada ao projeto de vida dos nossos jovens”, ressalta Ricardo Henriques.