Notícias

Futura

Exibição da série 'Destino: Educação Brasil',
do Futura, agita a Bahia

Publicada em: 23 de março de 2015

“Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades. Diferentes respostas” é a série documental do Futura sobre experiências bem-sucedidas em salas de aula que visam o avanço do desempenho escolar dos alunos. Nesta segunda-feira, dia 23, às 20h, o canal exibe o episódio filmado em Licínio de Almeida, no sertão da Bahia.

A cidade, com 12 mil habitantes, conta com 20 escolas municipais, sendo 15 rurais, e se destaca como modelo de educação na Bahia. Não há escolas particulares: o ensino é público e de qualidade. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Licínio de Almeida obteve 5.4 pontos em 2013 – bem acima da média nacional para o Ensino Fundamental II, que é 3.8 pontos. É a maior pontuação da Bahia para o segmento de 6º ao 9º ano e chega a 50% além da meta proposta pelo Governo Federal.

O programa acompanha um dia na vida da aluna Emanuella Cardoso Assis, de 14 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal Waldeck Ornelas. A partir de sua rotina escolar, o público vai conhecer o trabalho de gestão do município, da diretora da escola, de coordenadores pedagógicos, do corpo docente e sua relação com alunos e famílias que participam da vida escolar.

 

Alunas se apresentam na sessão da série 'Destino: Educação Brasil' na Bahia
Alunas se apresentam na exibição da série ‘Destino: Educação Brasil’ na Bahia

A cidade recebeu uma das edições da Sessão Pipoca, promovida pelo Futura para o lançamento da série. A escola, que completou 88 anos um dia antes do evento, oferece educação em tempo integral e atividades de socialização e desenvolvimento da autoestima, como aulas de dança, teatro e esportes. Para receber alunos, pais, professores e autoridades na exibição do episódio gravado na escola, o pátio foi decorado com estrelas e rolos de filme e os jovens preparam uma apresentação de dança.

Discursos emocionados e de agradecimento marcaram o evento. Para a diretora, Lindinalva Oliveira, o momento entraria para a história da escola e da cidade. “Nunca antes nada parecido com isto aconteceu por aqui. Estamos muito contentes com o reconhecimento do trabalho realizado. Hoje, estes alunos são estrelas e estamos em festa. É o melhor presente que poderíamos receber”, disse, lembrando também o período de filmagens e agradecendo a todos os envolvidos na iniciativa, em especial ao Futura.