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Fundação Itaú Social faz debate sobre
aproximação família-escola

Publicada em: 11 de setembro de 2015

O Ciclo de Debates em Gestão Educacional apresentará, dia 15, em São Paulo, experiências nacionais e internacionais de políticas educacionais de apoio à aproximação da escola com as famílias. Na mesma oportunidade, será lançada a série de Guias e Vídeos formativos Coordenadores de Pais: Estratégias de Aproximação Família-Escola, com subsídios para implementação do Programa Coordenadores de Pais, da Fundação Itaú Social.

As pesquisadoras Heather B. Weiss e M. Elena Lopez, diretoras do centro de pesquisas Harvard Family Research Project, apresentarão as principais tendências e resultados das políticas de aproximação família-escola no mundo, utilizando como referência os estudos e debates recentes nas áreas de envolvimento familiar e educação integral promovidos pelo centro de pesquisas, que integra a Faculdade de Educação de Harvard.

Michele P. Brooks, Subsecretária para Engajamento Familiar e Estudantil da Prefeitura de Boston (2008-2015), apresentará a experiência do distrito na implementação de políticas de aproximação família-escola para alavancar os resultados do sistema educacional local. Mãe de aluno e inconformada com o sistema escolar de Boston, Michele tornou-se uma liderança comunitária na área de educação e, por incentivar a aproximação entre familiares e a educação, foi convidada a integrar políticas de engajamento família-escola pelo governo local.

De acordo com Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social, “a aproximação família-escola pode ser uma aliada importante na redução das desigualdades na educação”. Para Patricia, o desafio consiste em “garantir que todas as escolas incentivem esse engajamento, sobretudo junto a famílias e comunidades em situações de maior vulnerabilidade. Muitas vezes, os familiares não sabem como participar, ou se sentem pouco acolhidos no ambiente escolar. Políticas públicas estruturadas podem apoiar as escolas e famílias na construção do que precisa ser uma relação de parceria”.

Haverá ainda um debate com os secretários municipais de educação de Santos (SP), Venúzia Fernandes, e de Salvador (BA), Guilherme Bellintani. Em ambas as cidades, foi implementada a metodologia do Programa Coordenadores de Pais, da Fundação Itaú Social, que desenvolve estratégias para a aproximação entre famílias e escola, transformando um membro atuante da comunidade na principal conexão para aprimorar essa relação. A mediação da conversa será feita por Priscila Cruz, do Todos pela Educação, apoiador do evento. O Programa aponta, como resultados, a redução da evasão escolar e a queda do número de faltas, indicando a importância de ações e políticas voltadas para a aproximação família-escola.

 

Sobre o Ciclo de Debates em Gestão Educacional
O Ciclo de Debates, criado em 2011, busca ampliar a discussão e a reflexão sobre estratégias e experiências que contribuam para o aprimoramento das políticas educacionais. Já foram temas dos debates anteriores: Regime de Colaboração, Plano de Carreira dos Professores, Diretrizes Curriculares e Formação de Lideranças Escolares. Os seminários já impactaram mais de 1.500 gestores públicos, técnicos, educadores e especialistas de organizações que atuam na área de educação de todo o País.

Sobre a Fundação Itaú Social
A Fundação Itaú Social tem como objetivo central desenvolver, disseminar e implementar tecnologias sociais para a melhoria da educação pública brasileira. Atua em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil, apoiando e desenvolvendo iniciativas com foco na educação integral, na gestão educacional, na avaliação de projetos sociais e na mobilização social.