Notícias

Futura

Futura vence em duas categorias dos Prêmios TAL

Publicada em: 1 de agosto de 2016

O Futura venceu em duas categorias dos Prêmios TAL, rede de Televisões Públicas e Culturais mais importante da América Latina. A Incrível Expedição ao Mundo Selvagem de Artur Pereira Ferreira” ganhou o troféu de Melhor Unitário de Ficção e o projeto “Crescer sem Violência”, iniciativa em parceria com o UNICEF Brasil e a Childhood, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil e profissionais da rede de proteção da infância e adolescência contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, foi o Grande Destaque da noite.

O Futura foi indicado em seis das 12 categorias da 4ª edição dos Prêmios TAL. A premiação reconhece as melhores produções dos canais latino-americanos e os vencedores foram anunciados em cerimônia na capital do Uruguai, Montevidéu.

Além das produções vencedoras, foram finalistas o filme “Levante!” na categoria Melhor Documentário Unitário, o interprograma “Garagem Maker” em Melhor Microprograma, o programa “Diz Aí Amazônida” na categoria Melhor produção de Relevância Social e o documentário “Apátridas” em Melhor programa Jornalístico.

Em 2015, o Futura recebeu uma Menção especial pelo programa “Meu Pai”, única inscrição na categoria Unitário de Ficção. E em 2014, o Canal venceu na categoria Produção de Relevância Social, com o documentário “De Volta” e o Grande Destaque com a faixa de programação “Sala de Notícias”.

Os Prêmios TAL são co-organizados pela TAL – Televisión América Latina e DocMontevideo.
Saiba mais sobre os vencedores

A Incrível Expedição ao Mundo Selvagem de Artur Pereira Ferreira
Categoria Melhor Unitário de Ficção

O explorador George Bonaventura observa a vida de um garoto de 11 anos da mesma maneira que observa os animais, traçando um divertido paralelo entre a vida dos animais na selva e a vida das crianças na escola. Ingressando na pré-adolescência, são muitas as mudanças que Artur enfrenta: a mudança do turno da tarde para a manhã, o encontro com estudantes mais velhos, a aproximação de uma menina interessante, e, principalmente, a adaptação a um novo código de comportamento. Acompanhamos cada um desses episódios, que são naturais, mas assustadores, através do olhar e das sensações novas de Artur.

Crescer sem Violência
Categoria Grande Destaque
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos. No Brasil, atinge milhares de meninos e meninas cotidianamente – muitas vezes de forma silenciosa. Em 2014, um convênio firmado entre o Canal Futura, a Fundação Vale, Unicef Brasil e Childhood Brasil, em âmbito nacional, deu origem ao projeto “Crescer sem violência”, que visa disseminar informações de qualidade e metodologias de enfrentamento às diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa contemplou diferentes etapas de trabalho com foco prioritário no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes: a produção da série de programas “Que abuso é esse?” em diálogo com instituições de referência no assunto, produção de Kits educativos e implementação com formação de profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente.