Notícias

Heloisa Buarque de Hollanda provoca reflexões sobre os diversos Feminismos, em encontro na Fundação

Publicada em: 9 de março de 2018

Os novos feminismos e as causas contemporâneas que mobilizam as mulheres foram tema do encontro realizado no último dia 8 de março, na Fundação Roberto Marinho, com a pesquisadora, escritora, professora e conselheira da Fundação Heloisa Buarque de Hollanda. A iniciativa foi marcada por reflexões provocadas pelo Dia Internacional da Mulher e foi mediada pela gerente geral de Educação da Fundação, Vilma Guimarães.

No encontro, que mobilizou mulheres e homens que atuam nas diversas áreas da Fundação no Rio de Janeiro e em outros estados, Heloisa apresentou a trajetória do Feminismo em direção aos diversos movimentos feministas existentes hoje. E observou as principais transformações sociais experimentadas na atualidade como resultado dessas redes de mulheres unidas por uma sociedade mais justa e igualitária.

Heloisa, que está finalizando um livro sobre o tema, lembrou também da nova geração de artistas, como a poetisa Luna Vitrolira, de Recife, e as participantes do Slam das Minas – feministas e pioneiras na abordagem de temas que raramente eram contemplados pela arte e pela poesia até então.

No encerramento, a artista Numa Ciro cantou músicas que celebram as mulheres.

Heloisa Buarque4 - web

Vilma Guimarães, gerente geral de Educação da Fundação, com Heloísa Buarque de Hollanda