Notícias

Museu do Futebol

Inclusão e Direitos Humanos no Museu do Futebol

Publicada em: 27 de novembro de 2017

Inclusão e Direitos Humanos no Museu do Futebol

Para o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, ser acessível é propiciar que o maior número de pessoas, independentemente de suas condições físicas, sociais e intelectuais, possam vivenciar sua experiência. Para isso, conta com recursos físicos, comunicacionais e profissionais qualificados para atender aos mais diferentes públicos: brasileiros e estrangeiros, de diversas classes sociais, pessoas com deficiência física, intelectual e mobilidade reduzida, crianças, jovens, adultos e idosos.

Aqueles que visitarem o museu do nosso esporte favorito no último mês do ano poderão experimentar o Museu de uma forma diferente: em dois finais de semana de dezembro, atividades educativas sob o viés da acessibilidade e dos direitos humanos serão propostas ao público dentro das iniciativas “Virada Inclusiva” e “Sonhar o Mundo”.

Idealizada e coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Virada Inclusiva celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) articulando uma ampla rede de parceiros – como o Museu do Futebol – para a promoção de atividades gratuitas e acessíveis, de 01 a 03/12. O evento possibilita que todos, pessoas com e sem deficiência, possam estar juntos em ações inclusivas nos museus, ruas, praças, parques e teatros no Estado de São Paulo. No Museu do Futebol, acontecerão atividades dentro da Virada Inclusiva no final de semana de 02 e 03/12.

Já a ação Sonhar o Mundo deste ano, de 04 a 10/12, reúne os museus da Secretaria da Cultura do Estado em torno do tema “Solidariedade Derrubando Muros”. Uma programação diversificada de oficinas, debates, palestras, exibição de filmes, saraus, jogos e apresentações artísticas tem o objetivo de estimular a reflexão sobre solidariedade e direitos humanos. O Museu do Futebol participa da ação no final de semana de 09 e 10/12.

 

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS

Finais de semana de 02 e 03/12 e 09 e 10/12

Dia: 02/12 – Sábado

Ação: Mapa das Torcidas – VIRADA INCLUSIVA

Horário: entre 14h00 e 15h30

Local: Sala Copas do Mundo

Descrição: Os participantes montarão o quebra-cabeça “Mapa das Torcidas”, relacionando os estados brasileiros aos escudos de seus times de futebol. O jogo tem textura e Braille.

 

Dia: 03/12 – Domingo

Ação: Visita educativa temática: Acessibilidade no Museu – VIRADA INCLUSIVA

Horário: início 11h00 (duração aproximada: 1h30)

Local: Ponto de encontro: Sala Grande Área

Descrição: De forma instigante, educadores do Museu do Futebol apresentarão ao público os recursos de acessibilidade presentes na exposição, possibilitando aos visitantes olhar para o Museu de uma forma diferente. Até 40 pessoas.

 

Ação: Goalball – VIRADA INCLUSIVA

Horário: entre 14h00 e 15h30

Local: Área externa

Descrição: O Goalball foi a primeira modalidade paralímpica criada sem ser uma adaptação de um esporte já existente. Em 1946, o austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle criaram este jogo para os veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão. Seu objetivo principal é arremessar a bola com guizo para o gol adversário.

 

Dia: 09/12 – Sábado

Ação: Visita educativa ao Estádio Pacaembu + Museu – SONHAR O MUNDO

Horário: Início às 11h00 (duração aproximada: 1h30)

Local: Ponto de encontro: Sala Grande Área

Descrição: Visita com educadores do Museu do Futebol. Durante a caminhada ao redor do campo do Estádio do Pacaembu e pela exposição do Museu, o tema preconceito, dentro do futebol e na sociedade, será abordado. Até 40 pessoas.

 

Ação: Respeita a Moça – SONHAR O MUNDO

Horário: entre 14h00 e 15h30

Local: Sala das Copas

Descrição: Qual é o nome da primeira árbitra de futebol reconhecida pela FIFA? Essa e outras perguntas fazem parte desse jogo que homenageia atletas e personalidades femininas de vários esportes e testa os conhecimentos dos participantes, instigando-os a descobrir mais sobre elas.

 

Dia: 10/12 – Domingo

Ação: Visita educativa ao Museu – SONHAR O MUNDO

Horário: início 11h00 (duração aproximada: 1h30)

Local: Ponto de encontro: Sala Grande Área

Descrição: Nesta visita pela exposição do Museu do Futebol, o tema preconceito, dentro do futebol e na sociedade, será abordado. Até 40 pessoas.

 

Ação: Futebol Acessível – SONHAR O MUNDO

Horário: entre 14h00 e 15h30

Local: Grande Área

Descrição: Os visitantes conhecerão o futebol de uma forma diferente: vendados, irão explorar materiais acessíveis, como réplicas de bolas de 1900 e 1930, taças e escudos de times.

 

Acesse o site do Museu do Futebol para mais informações.