Notícias

Jovens cientistas recebem prêmio
terça-feira no Palácio do Planalto

Publicada em: 10 de setembro de 2015

Na próxima terça-feira, dia 15 de setembro, pesquisadores brasileiros, do Ensino Médio ao doutorado, que desenvolveram soluções inovadoras sobre o tema “Segurança Alimentar e Nutricional” recebem, no Palácio do Planalto, o 28º Prêmio Jovem Cientista. A cerimônia será realizada às 11h.

Projetos do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram vencedores desta edição do Prêmio, que tem o propósito de incentivar a pesquisa e a inovação no País e é considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros.

 

Vencedores do 28º Prêmio Jovem Cientista
Vencedores do 28º Prêmio Jovem Cientista

Participam da cerimônia a presidenta da República, Dilma Roussef; o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; e realizadores e patrocinadores da premiação: o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; a vice-presidente do Conselho do Instituto Gerdau,  Beatriz Gerdau Johannpeter; e o vice-presidente para assuntos corporativos e sustentabilidade da BG Brasil, Paulo Macedo.

Entre os trabalhos contemplados estão um filtro que permite ao consumidor identificar fraudes no leite; um modelo inovador de agricultura urbana, que oferece um sistema sustentável de produção e aproxima os consumidores dos produtores; e um estudo sobre a castanha-do-brasil como fonte de suplementação de selênio para idosos, que se revela importante aliado na prevenção do Mal de Alzheimer.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com o patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.