Notícias

Pesquisa e Avaliação

Livro reúne estratégias de avaliação
no investimento social privado

Publicada em: 29 de junho de 2015

As reflexões e os debates do “Seminário Internacional de Avaliação do Investimento Social Privado: Estratégia Organizacional”, realizado em 2014, estão sendo lançados em livro, que reúne textos de especialistas internacionais e experiências nacionais de avaliação. A publicação já está disponível em edição digital na seção Publicações.

O encontro, realizado no Rio de Janeiro, buscou fomentar a cultura avaliativa em fundações e institutos, debatendo o papel da avaliação como instrumento da gestão das organizações. Promovido em agosto do ano passado, foi uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Itaú Social, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Move, e apoio da Fundação Santillana, GIFE e COMEA.

Dois dos três convidados internacionais participam do livro. Presidente da EnCompass LLC, de Washington (EUA), Tessie Catsambas – mestre em políticas públicas pela Harvard University com 25 anos de experiência em planejamento, avaliação e gerenciamento de projetos internacionais – aborda estratégias avaliativas que trazem impacto positivo às organizações, no texto “Avaliação: um caminho para organizações mais inteligentes”.

Diretora de projetos da plataforma de divulgação de práticas de avaliação BetterEvaluation, doutora em educação pela Universidade de Melbourne e professora de avaliação do setor público da RMIT University (Austrália), Patricia Rogers escreve sobre como diversos tipos de avaliação podem ser usados para elaborar, implementar e revisar diferentes ações estratégias.

A edição traz também artigos de representantes do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) – destacando a importância da avaliação e das perspectivas de ações em conjunto com seus 130 associados – e da Move – que aborda relações entre avaliação e estratégia.

A publicação reúne ainda relatos das fundações Itaú Social e Roberto Marinho sobre os caminhos utilizados para fomentar a cultura avaliativa e a experiência do Instituto Abraço do Tigre ao utilizar a avaliação para estruturar seu trabalho.

As duas edições anteriores do seminário, em 2012 e 2013, abordaram os temas da relevância e das metodologias, respectivamente, e cada uma resultou também em uma publicação.