Notícias

Livro sobre Plano Nacional de Educação é lançado hoje

Publicada em: 29 de outubro de 2015

Nesta quinta-feira (29/10), foi lançado o livro “Plano Nacional de Educação – 21 especialistas analisam as metas para 2024”, seguido de um debate com alguns dos especialistas entrevistados. A publicação é fruto da série “Entrevista”, produzida e exibida pelo Canal Futura em 2015. No programa, o jornalista Antônio Gois conversou com 21 especialistas sobre as metas estabelecidas no PNE. O plano traz metas para o período de 2014 a 2024 para a educação infantil até o ensino superior, com atenção para questões como a educação inclusiva, a melhoria da taxa de escolaridade média dos brasileiros, a formação e o plano de carreira para professores, assim como a gestão e o financiamento da educação.

O livro está disponível para download gratuito no site do  Observatório do PNE (www.observatoriodopne.org.br), plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do plano e de suas respectivas estratégias, conta com a coordenação do Todos Pela Educação e o apoio de outras 20 organizações, entre elas, o Canal Futura, a Fundação Santillana e o Instituto Ayrton Senna.
Cada especialista abordou uma das metas propostas pelo plano, promovendo a reflexão sobre o ensino no Brasil. As entrevistas foram então transformadas em livro pela Fundação Santillana e Editora Moderna, contando com a parceria do Instituto Ayrton Senna.
Foram entrevistados: Alejandra Meraz Velasco (Todos Pela Educação), Aloisio Araújo (FGV), Ana Lúcia Lima (Instituto Paulo Montenegro), André Lázaro (Fundação Santillana), Anna Helena Altenfelder (Cenpec), Antonio Freitas (FGV), Claudia Werneck (ONG Escola de Gente), Cleuza Repulho (então presidente da Undime), Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Helena Nader (SBPC), Márcio Guerra (CNI), Mozart Neves Ramos (Instituto Ayrton Senna), Nilma Fontanive (Fundação Cesgranrio), Patrícia Mota Guedes (Fundação Itaú Social), Paula Louzano (USP), Renato Janine Ribeiro (então ministro da Educação), Reynaldo Fernandes (USP), Ricardo Henriques (Instituto Unibanco), Roberto Franklin de Leão (CNTE), Simon Schwartzman (IETS) e Wanda Engel (Instituto Synergos).

Sobre as metas do PNE
Em vigor desde 2014 e com prazo de dez anos para ser implantado, o Plano Nacional de Educação possui 20 metas estruturantes determinadas pelo governo federal para garantir o direito à educação de qualidade a todos os brasileiros. Conheça as metas em www.observatoriodopne.org.br/metas-pne.
Lançamento “Plano Nacional de Educação – 21 especialistas analisam as metas para 2024”
29 de outubro de 2015, de 8h às 10h30
Auditório Todos pela Educação
Av. Paulista, 1.294 – 19º andar