Notícias

Futura

Maleta Futura ‘Por que Pobreza’
chega ao Espírito Santo

Publicada em: 17 de março de 2015

A luta contra a pobreza e a desigualdade ganhou reforço em Itapemirim, primeiro município do Espírito Santo a receber a Maleta Futura ‘Por que pobreza – Educação e Desigualdade’, no dia 11 de março.

O lançamento, no Centro de Convivência do Idoso Benedito de Oliveira Ramos, contou com a presença do prefeito da cidade, Luciano de Paiva Alves; da secretária municipal de educação, Adriana Paula Viana Alves; da coordenadora local do Projeto de Inclusão Comunitária, Luana Braga; e da coordenadora municipal do projeto Maleta Futura, Cremilce Porto da Cruz Marvila. Como representantes da área de Mobilização e Articulação Social do Futura, a coordenadora Priscila Pereira e o mobilizador regional Carlos Humberto Filho também participaram do evento.

 

Lançamento da Maleta Futura 'Por que Pobreza - Educação e Desigualdade' em Itapemirim, Espírito Santo
Lançamento da Maleta Futura em Itapemirim. Foto: Marcia Câmara

 Uma apresentação de grupo de jongo, patrimônio histórico e cultural de Itapemirim, encantou o público. Consultor do projeto Maleta Futura, o pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro André Lázaro falou sobre a educação como caminho para o combate à pobreza e à desigualdade no país.

A Maleta Futura reúne uma seleção de material audiovisual, textos inéditos e propostas interativas que usam a educação como caminho para promover a reflexão sobre a pobreza e a desigualdade no Brasil. Em Itapemirim, o material foi distribuído para oito escolas, com turmas do 6º ao 9º anos, sendo uma escola quilombola, além de alunos dos projetos Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Inclusão Comunitária (PIC), este último realizado pelo Instituto Aliança no município e apoiado pela Chevron Brasil. A Maleta é uma realização do canal Futura em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Steps International.

 

Grupo de jongo se apresenta no lançamento da Maleta Futura 'Por que Pobreza - Educação e Desigualdade' em Itapemirim, Espírito Santo
Grupo de jongo se apresenta no lançamento da Maleta. Foto: Marcia Câmara