Notícias

Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa leva exposição para a Bienal do Livro de São Paulo

Publicada em: 26 de agosto de 2016

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a exposição “Cem erros nossos de cada dia” durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano. O evento acontece entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi.

A mostra é composta por painéis que fizeram parte da exposição temporária “Menas, o Certo do Errado, o Errado do Certo”, que esteve em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em 2010, com grande sucesso de público. Criados pelos linguistas Ataliba Teixeira de Castilho e Eduardo Calbucci, os painéis apresentam 100 erros que, muitas vezes, não nos damos conta. Apontando a forma culta, mas com humor, o visitante pode memorizar facilmente a forma correta de se falar ou escrever aquela frase, e se divertir aprendendo caso não tenha se dado conta dos seus (eventuais) erros.

“Minha moto é igual aquela que você comprou”; “Adoro sanduíche de mortandela”; Eu quebrei meu óculos”; “Parem de zuar aí no fundo da sala!” são alguns exemplos de erros comuns dentre os 100 que estão retratados na mostra. Especialmente para a ocasião, o Canal Futura cedeu vinhetas inspiradas na exposição e que são exibidas no mesmo espaço.

O Museu da Língua Portuguesa está presente também na atividade da Bienal do Livro “Salão de Ideias”, no dia 02 de setembro, das 11h às 12h, com participação de seu diretor, Antonio Carlos de Moraes Sartini, na palestra com o tema “ A Exposição da Língua Portuguesa”. A entrada para a palestra é gratuita para os visitantes da Bienal.

 

Serviço da exposição:
Exposição “Erros nossos de cada dia” do Museu da Língua Portuguesa
De 26 de agosto a 04 de setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi
De Segunda a Sexta: 9h às 22h
Sábado e Domingo: 10h às 22h
Dia 04/09 das 10h às 21h

Salão de Ideias
Palestra “Exposição da Língua Portuguesa”
02 setembro 2016, 11:00 às 12:00
Palestrantes: Antônio Carlos de Morais Sartini, Diretor, Museu da Língua Portuguesa
Daniel Rangel, Diretor Artístico, Curador do ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea
Susanna Florissi, Escritora, Professora Guiomar de Grammont, Dramaturga, Escritora.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Informações: www.bienaldolivrosp.com.br