Notícias

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã promove curso de formação
para professores

Publicada em: 22 de julho de 2015

O Museu do Amanhã promoveu curso gratuito de formação de professores, nos dias 14 e 15 de julho, apresentando os conceitos do museu e formas como os educadores podem conduzir visitas ao espaço. O encontro foi realizado na Escola do Olhar, no Museu de Arte do Rio – MAR.

A partir de um material educativo e multidisciplinar, os professores foram convidados a refletir sobre formas de explorar assuntos como consumo sustentável, multiculturalidade e novas tecnologias, que estão presentes no percurso narrativo e nas experiências do museu. O objetivo é dar subsídios para que os professores possam trabalhar os temas com seus alunos antes, durante e depois da visita.

 

Oficina de formação de professores do Museu do Amanhã, no MAR
Professores no curso de formação promovido pelo Museu do Amanhã, no MAR

 

“A gente acredita que os museus são espaços onde a educação pode acontecer efetivamente. O educativo do Museu do Amanhã está em construção, é uma carta de intenções, que vai ser colocada em prática, se adaptar e crescer constantemente”, explica Luciana Conrado Martins, da Percebe, empresa responsável pela concepção do material educativo utilizado na formação.

Para a professora e pedagoga Liliane Mathias, participante do curso, o Museu do Amanhã deve ser um espaço de reflexão. “Espero que o visitante do museu tenha uma tomada de consciência sobre aquilo que pratica em sua vida. Que a visita possa provocar a reflexão sobre a sociedade, sobre o meio em que o visitante se insere”, conta.

Estão previstas outras formações gratuitas, que serão divulgadas no site e redes sociais do Museu do Amanhã. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Educação.