Notícias

Pesquisa 'Juventude Conectada' inspirou
seleção de projetos para documentários

Publicada em: 25 de junho de 2015

O documentário “Levante!”, que estreia nesta quinta-feira (dia 25), às 22h, no Futura, venceu o 5° pitching DOC Futura, cujo tema foi “Tecnologia e impacto social”, inspirado na pesquisa “Juventude Conectada”, realizada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o IBOPE Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e a USP. A pesquisa “Juventude Conectada” ouviu 1440 jovens, de 16 a 24 anos, das cinco regiões do país, com o objetivo de entender o comportamento do jovem na era digital e as transformações e oportunidades geradas a partir dessa conexão.

Conheça as quatro histórias do filme

O estudo foi dividido em quatro eixos temáticos – comportamento, empreendedorismo, educação e ativismo – e revelou, por exemplo, que 52% dos jovens acreditam que “a internet aumenta a participação das pessoas em manifestações e movimentos sociais”, e outros 43% consideram que “produzir e compartilhar conteúdos nas redes sociais sobre causas são formas muito eficazes de protestar”.

Em geral, os jovens entrevistados afirmam que “estão mais engajados por causa da internet e acreditam que as novas tecnologias potencializam a atuação dos movimentos sociais”, favorecendo as práticas da participação cidadã: 57% dos jovens conectados brasileiros foram às ruas para manifestações sociais. Nas capitais, esse fenômeno se mostrou ainda mais intenso, alcançando 61% dos jovens. “Acreditamos que o uso da tecnologia potencializa as mobilizações sociais e empodera as pessoas”, diz Gabriella Bighetti, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.