Notícias

Iniciativas que apoiamos

Programa de formação de professores é lançado em Jacareí

Publicada em: 31 de março de 2016

Em todo o mundo, pesquisas mostram que a formação inicial dos professores enfrenta desafios: é insuficiente para desenvolver capacidades, habilidades e competências essenciais para que os educadores consigam mediar, facilitar e liderar as atividades em sala de aula, com excelência. Com o objetivo de promover a melhoria da formação de professores e da qualidade de ensino oferecida aos estudantes, foi lançado nesta terça-feira, dia 29, em Jacareí (SP), o programa Formação Inicial de Professores (FIP).

Rafael Parente, diretor do LABi, esteve presente. Foto: Alex Brito/PMJ

Participaram do lançamento o prefeito de Jacareí, Hamiltom Ribeiro Mota; o secretário municipal da Educação, João Roberto Costa de Souza; o diretor do Laboratório de Inovação Educacional – LABI, Rafael Parente; e a gerente geral de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho, Aparecida Lacerda.

Inspirado em modelos bem-sucedidos de países como Finlândia, Japão e Canadá, o FIP é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí e do LABI, que tem como parceiros a Fundação Lemann, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação SM e o Instituto Singularidades. O FIP conta também com a participação e a expertise de pesquisadores da Bill & Melinda Gates Foundation, instituição americana que atua em projetos nas mais diversas áreas, como Educação e combate à fome e à pobreza.

O projeto propõe um novo modelo de formação docente, elaborado para professores da rede municipal de ensino. Na prática, o FIP vai promover o acompanhamento do professor que ingressar na escola, por meio de uma mentoria com um educador experiente. O professor concursado deve fazer três anos de estágio probatório e a mentoria com um professor oferecerá o suporte e o conhecimento necessários para que o profissional enfrente os desafios do ambiente escolar. A formação dos professores será implementada, este ano, nas 32 escolas do ensino fundamental de Jacareí.