Notícias

Futura

Série “Turma da Robótica” tem lançamento na Olimpíada do Conhecimento

Publicada em: 8 de novembro de 2016

Será que os robôs podem ajudar no ensino e na aprendizagem? A reposta é sim. E é exatamente isso que será mostrado na série Turma da Robótica, que será lançada pelo Canal Futura e pelo Serviço Social da Indústria (SESI). O lançamento acontecerá nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento, a maior disputa de educação profissional das Américas.

A cerimônia contará com a presença do apresentador Zeca Camargo, que mediará um talk-show sobre como a robótica está inovando o ensino nas escolas. Participam ainda show. Participam ainda um dos jovens entrevistados na série, o especialista em robótica e professor da Faculdade de Engenharia (FEI) da Universidade de São Paulo (USP) Flávio Tonindandel; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, e um representante da empresa de máquinas e equipamentos agrícolas John Deere. O debate será realizado no espaço Arte e Ofício da Olimpíada do Conhecimento, às 17h30.

 

ROBOTICA_2016_22_web1

A série “Turma da Robótica” estreia dia 14 no Futura

 

Turma da Robótica revela que a atividade de construir robôs pode auxiliar a aprendizagem de Matemática, Física, Ciências e Tecnologia. Com 13 episódios, a série estreia no Canal Futura no dia 14 de novembro, às 20h30. Através das situações vividas junto a 39 equipes de robótica de várias partes do Brasil, Turma da Robótica mostra que o estudo de Ciências fora da sala de aula é fundamental para se aprender. O estímulo ao ensino prático, à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe com aparatos tecnológicos de ponta é uma abordagem capaz de gerar ótimos resultados no processo de ensino e aprendizagem, além de despertar o interesse por profissões no campo das ciências exatas.

A cada episódio, o telespectador acompanhará o trabalho das equipes de alunos com os robôs, além de conhecer um pouco mais sobre a montagem de máquinas e de como as teorias das disciplinas exatas podem ser aplicadas. No primeiro programa, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo são o cenário para a aprendizagem da robótica. Alunos de três escolas mostram como aprendem de forma mais divertida ao montar sua própria máquina em sala de aula.

“O Futura sempre busca apresentar as últimas tendências em educação e mostrar suas aplicabilidades. A gameficação do ensino é uma delas, que, além de trazer as tecnologias para sala de aula, se utiliza da lógica dos games para ensinar. Com Turma da Robótica pretendemos mostrar que é possível estimular o aprendizado das disciplinas de exatas de forma mais lúdica, gerando identificação de adolescentes e jovens com estas matérias e estimulando a criatividade”, conta Debora Garcia, gerente de Conteúdo do Canal Futura. “Além disso, Turma da Robótica faz parte de um esforço do Futura em trazer conteúdos que possam contribuir com a renovação da escola e suas práticas, assim como a série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, por exemplo”, completa.

Atualmente, cerca de 400 escolas do SESI de ensino fundamental e médio contam com o programa de robótica. Para o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu, o uso da robótica em sala de aula é uma estratégia de sucesso. “Foi a partir dessa experiência, que nós decidimos apoiar a criação da série. Hoje o estudante precisa ter um protagonismo maior e a robótica permite exatamente isso. É um modelo de ensino que também auxilia no desenvolvimento de outras competências importantes como trabalho em equipe, liderança e comunicação. São qualidades essenciais para uma boa formação pessoal e profissional”, finaliza.

Todos os episódios estarão disponíveis no site www.futura.org.br após a exibição na tela do Futura.

LANÇAMENTO TURMA DA ROBÓTICA
Dia 10 de novembro (quinta-feira), às 17h30
Espaço Arte e Ofício – Olimpíada do Conhecimento, em Brasília
Estreia no Canal Futura: 14 de novembro (segunda-feira), às 20h30
Exibição: Segundas-feiras, às 20h30
Reprise: sábados, às 14h30 e segundas-feiras, às 14h