Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista incentiva a pesquisa, revela talentos e investe em estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país. Instituído em 1981, é reconhecido como um dos mais importantes prêmios científicos do Brasil.

 Em sua 29ª edição, em 2018, o tema foi “Inovações para conservação da natureza e transformação social”. Veja mais informações aqui. O Prêmio Jovem Cientista propõe um tema atual e relevante a cada edição. Em 35 anos de trajetória, já foram abordados desafios como ‘Segurança Alimentar e Nutricional’, ‘Energia e Meio Ambiente’, ‘Cidades Sustentáveis’, ‘Água: desafios da sociedade’ e ‘Inovação Tecnológica nos Esportes’, entre outros.

São cinco categorias: estudante do Ensino Médio, estudante do Ensino Superior, Mestre e Doutor, Mérito Institucional (reconhecimento às instituições de ensino superior e médio com o maior número de pesquisas de qualidade inscritas) e Mérito Científico (para um pesquisador doutor que, em sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição). Para incentivar e orientar estudantes e professores, são desenvolvidas ações de mobilização, como sessões de informação a escolas em todo o país; criação de canais virtuais de colaboração e a preparação de recursos didáticos que auxiliem o desenvolvimento da pesquisa científica.

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil.

 

Saiba mais

Estudantes, pesquisadores e instituições de ensino desenvolveram soluções sobre o tema Inovações para Conservação da Natureza
Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social é o tema da 29ª edição

Parceiros