Museu do Futebol

Mais do que um espaço dedicado ao esporte, o Museu do Futebol é um passeio pela história do povo brasileiro. Criado como uma sequência de experiências lúdicas, o museu segue três conceitos: emoção, história e diversão. Visitá-lo é descobrir como o futebol ajudou a formar a identidade brasileira – e como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol.

 

O Museu do Futebol leva o visitante a rever e se emocionar com craques de todas as épocas, jogadas magistrais, conquistas e decepções esportivas, unindo a reflexão sobre a evolução político-social do país à paixão pelo esporte.

A arquitetura original do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Estádio do Pacaembu, é preservada e destacada. Inaugurado em 1940, o estádio é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Construído no avesso da arquibancada, o museu exibe as estruturas do estádio, o que garante forte caráter simbólico ao espaço.

Entre as experiências, o público ouve narrações de locutores de rádio em momentos históricos, como o ‘Maracanazo’ de 1950; revê a participação do Brasil em todas as Copas do Mundo – e o pano de fundo histórico de cada época – e sente a vibração das torcidas de todo o país.

Inaugurado em 2008, o museu é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho.

Saiba mais

Com abertura em 29/09, a mostra traz a emoção do clássico em instalações audiovisuais e objetos do cotidiano.
Em clima de Copa do Mundo, exposição “A Primeira Estrela” celebra 60º aniversário da conquista de 1958
Após temporada em Recife, onde foi vista por mais de 16 mil pessoas, mostra itinerante chegará ao CCBB-RJ em 13 de junho

Parceiros na implementação do museu, inaugurado em 2008