Notícias

Museu do Amanhã

Construção do Museu do Amanhã
segue em ritmo acelerado

Publicada em: 26 de fevereiro de 2015

As obras do Museu do Amanhã, no Píer Mauá, estão em ritmo intenso. Em torno de mil pessoas trabalham em turnos, durante 24 horas por dia, na construção do edifício. Os jardins já começam a ganhar forma e foi iniciada a instalação da museografia. O museu tem previsão de inauguração no primeiro semestre deste ano.

A arquitetura do prédio de 15 mil m², concebido pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, dialoga com a temática da sustentabilidade. O projeto prevê utilização de recursos naturais do local, como, por exemplo, a água da Baía de Guanabara, que será usada para refrigerar o interior do museu e também no espelho d’água no entorno do prédio. O museu está sendo erguido no Píer Mauá e será cercado por uma grande área verde, com paisagismo projetado pelo escritório Burle Marx e Cia. Serão 30 mil m² com área de lazer e ciclovia em uma das paisagens mais bonitas e históricas da cidade, emoldurada pelo Morro da Conceição e o Mosteiro de São Bento.

A museografia também já começou a ser instalada. Os totens que compõem a experiência do Antropoceno e os cubos do ambiente Terra – com sete metros de altura – já estão sendo montados. O Museu do Amanhã é um museu de ciências que fala de tendências e cenários possíveis, que podem mudar de acordo com as ações que cada um optar por empreender hoje.

 

IMG_0165

 Equipes trabalham dia e noite, em turnos, na construção do Museu do Amanhã, no Píer Mauá

 

“A atualização do conteúdo da exposição principal estará em sintonia com a divulgação de novos dados e pesquisas científicas publicadas por intuições parceiras do museu, no Brasil e no mundo. A ideia é que à medida que eles sejam divulgados, possam ser incorporados ao percurso narrativo, modificando nosso acervo de possibilidades”, explica o curador do museu, o físico Luiz Alberto Oliveira.

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho, com o Banco Santander como Patrocinador Master e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, do Governo Federal, por meio da FINEP, e da Secretaria dos Portos.