Museu da Língua Portuguesa

Primeiro museu do mundo totalmente dedicado a um idioma, maior patrimônio imaterial de uma nação, o Museu da Língua Portuguesa foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015 e está sendo reconstruído. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas e esquadrias, a reconstrução da cobertura do edifício –  etapas já concluídas – e obra do interior do prédio.

Após a conclusão da obra, terá início a instalação da museografia. A conclusão da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa está prevista para dezembro de 2019. Saiba mais sobre a reconstrução em www.museudalinguaportuguesa.org.br

Durante a reconstrução, o acervo do Museu, o patrimônio imaterial da língua portuguesa, continua sendo celebrado por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas na Festa Literária das Periferias (Flup), em novembro, no Rio de Janeiro; na Bienal Internacional do Livro, também no Rio de Janeiro, em agosto; na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho; e na celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, em maio, e no Festival Que Bom Retiro, ambos no saguão da Estação da Luz.

Em 10 anos de funcionamento (2006-2015), o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes e trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Sua concepção celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduziam os visitantes a um mergulho na história da língua portuguesa.

Em pleno coração da cidade de São Paulo – maior cidade entre os países de língua portuguesa –, o museu ocupa a histórica Estação da Luz, ponto de chegada de imigrantes de vários lugares do mundo, com seus diferentes idiomas e sotaques.

O prédio de arquitetura inglesa, construído no início do século XX, foi restaurado com projeto dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e apoio da Fundação Calouste Guilbenkian e do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

 

* A Fundação Roberto Marinho celebrou um termo de colaboração com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura no âmbito do projeto Museu da Língua Portuguesa com fundamento na Lei 13.019/2014.

Saiba mais

Programa “Escola, Museu e Território” vai promover atividades sobre linguagens, história e cultura.
Slam internacional e da língua portuguesa fazem parte da programação, que inclui também mesa literária com autor angolano
Museu da Língua Portuguesa celebrou data com apresentações culturais na Estação da Luz e lançamento do projeto Ônibus Andante

Parceiros na reconstrução