Não é só investir em novos talentos, é articular o futuro!
Compartilhar
Atualmente, 25% dos mais de 200 milhões de brasileiros são jovens. Muitos se encontram em situação de vulnerabilidade e precisam apenas de uma chance para mudar suas vidas. Para esse grupo, o mundo do trabalho parece inalcançável. O que pouca gente sabe é que mais da metade das vagas nas empresas para aprendizes não são preenchidas.
E apesar disso, existe uma necessidade crescente de qualificação profissional no mercado, refletida no “apagão da mão de obra”.
É preciso qualificar e conectar os jovens com as oportunidades para a conquista do primeiro emprego e enxergar na contratação e formação de aprendizes um investimento nos profissionais do futuro.
O Aprendiz Legal prepara jovens para o mundo do trabalho, integrando o conhecimento adquirido por eles na formação teórica com a experiência da atividade dentro de uma empresa. Tudo isso apoiado na Lei de Aprendizagem*: um instrumento capaz de transformar a realidade de milhares de jovens e impactar de forma positiva a sociedade.
Com o Aprendiz Legal, todo mundo ganha

Empresas
Além de cumprirem a lei, são diretamente beneficiadas ao formar jovens profissionais com grande potencial de desenvolvimento para seus quadros

Jovens
Ganham a oportunidade de romper barreiras sociais ao ter sua primeira experiência de trabalho sem largar a escola

Sociedade
Cada oportunidade concedida auxilia na ruptura das desigualdades socioeconômicas
Um círculo virtuoso que promove o crescimento tanto das empresas quanto dos jovens, além de estimular o desenvolvimento econômico do país.
- As vagas são divulgadas por meio das instituições formadoras, que conectam o jovem ao mercado de trabalho
- O jovem precisa estar cursando ou já ter concluído o Ensino Fundamental
- A formação combina teoria e prática
- O contrato de trabalho pode durar até dois anos, com carteira de trabalho assinada e supervisão profissional
- 12 cursos em profissões em áreas que vão de administração a serviços, passando pela indústria e o agronegócio
- Monitoramento e avaliação permanentes, com dados compartilhados entre aprendizes, empresas, instituições formadoras e a Fundação Roberto Marinho
Eu aprendi a ter postura profissional, falar em público e trabalhar em equipe.
Ítalo Alves
Participou do Aprendiz Legal
Vem com a gente ser a ponte entre o jovem e o mundo do trabalho! Você é fundamental para valorizar, ampliar e fortalecer esse programa de aprendizagem e fazer.
Para mais informações, acesse https://www.aprendizlegal.org.br/
Ou entre em contato com marcelo.bentes@frm.org.br
*A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.