Um convite a repensar a convivência global
Compartilhar
Editada em 2007 pela primeira vez, a Maleta Futura reúne, com diferentes recortes temáticos, seleções das produções audiovisuais mais recentes e instigantes do Canal Futura, com caderno pedagógico, provocações lúdicas, publicações de instituições parceiras e indicações de outras fontes de conteúdo, como filmes, documentários e sites.
Em junho de 2021, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe um alerta contundente: o planeta Terra se dirige ao colapso climático, sanitário e social. Sem mudanças drásticas e urgentes, as consequências serão devastadoras.
Diante de desigualdades econômicas crescentes, violação de direitos fundamentais, proliferação de doenças, desastres ambientais e casos de violência por conflitos ideológicos e religiosos, é urgente repensar o modo em que interagimos uns com os outros no planeta e com o planeta.
A Maleta Futura Conviver propõe reflexões sobre o bem viver em harmonia com a Natureza, promovendo conceitos como reciprocidade, relacionalidade, complementariedade e solidariedade entre indivíduos e comunidades, pautando o desenvolvimento econômico pela sustentabilidade e pela cooperação.
A Maleta Futura Conviver tem...
Conteúdo
Recorte temático de programas do Futura e indicação de fontes como filmes, documentários e sites; material produzido por instituições parceiras, caderno pedagógico e atividades lúdicas para provocar debates e facilitar a mobilização.
Parceria
Articulação com escolas, coletivos e instituições de referência para fortalecer a promoção social, econômica e ambiental, alinhar as ações com políticas públicas, com a garantia de direitos fundamentais e com a elaboração de propostas de convivência.
Implementação
Instituições participantes se apropriam da Maleta, promovendo espaços de participação e engajamento entre os públicos beneficiados, trazendo para o debate as questões presentes em suas realidades.
Como funciona:
- Instituições que aderem ao projeto passam a contar com o apoio da equipe do Futura na implementação;
- Encontros presenciais e on-line para planejamento, monitoramento, alinhamento e avaliação;
- Webinários para aprofundamento das temáticas abordadas no projeto;
- Mobilização virtual permanente, com trocas por meio das redes sociais e monitoramento telefônico, mantendo as comunidades ativas durante e depois do ciclo de implementação;
- Monitoramento: levantamento e gerenciamento de dados, análise de indicadores e apresentação de resultados;
- Avaliação externa.
Vamos investir juntos numa nova convivência?
Vem com a gente expandir essa iniciativa de transformação social, em que todos são convidados a formular visões alternativas de convivência e de desenvolvimento.
Maiores informações:
vick.magalhaes@frm.org.br