Conheça as linhas de pesquisa do Prêmio Jovem Cientista
Compartilhar
Categoria "Estudante do Ensino Médio"
1 - Educação e as novas formas de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias digitais.
Esta linha de pesquisa incentiva o estudante e orientador a apresentarem projetos científicos que proponham soluções digitais para os desafios da educação contemporânea; desenvolvam tecnologias para a inclusão digital de todos os estudantes e educadores; elaborem novas tecnologias assistivas para incluir todos os estudantes no ambiente escolar; desenvolvam ferramentas e tecnologias digitais que auxiliem novas formas de ensino-aprendizagem de estudantes e professores; explorem métodos para o uso da inteligência artificial e de dados a favor da promoção da educação e do combate à evasão escolar; proponham soluções inovadoras para o combate da violência escolar e o cyberbullying; proponham soluções de conectividade entre toda a comunidade escolar para uma educação transformadora, entre outros.
2 - Sustentabilidade e a conectividade a favor da preservação dos recursos naturais e da justiça social.
Esta linha de pesquisa incentiva o estudante e orientador a apresentarem projetos científicos que elaborem soluções utilizando as ferramentas digitais em combate ao aquecimento global, às mudanças climáticas e ao racismo ambiental; proponham soluções a partir do uso de dados para melhorar a eficiência energética de suas comunidades; desenvolvam projetos digitais que contribuam para a educação ambiental de suas comunidades; investiguem como a IA pode perpetuar preconceitos e discriminações presentes nos dados de treinamento, levando a decisões injustas; proponham soluções para a conectividade de comunidades remotas sem acesso à internet; explorarem soluções tecnológicas que auxilie as comunidades vulneráveis diante das mudanças climáticas, como por exemplo, sistemas de alerta, entre outros.
3- Ética em tempos de Inteligência Artificial e Multiverso
Esta linha de pesquisa incentiva o estudante e orientador a apresentarem projetos científicos que proponham soluções de transparências e segurança da privacidade de dados individuais; reflitam sobre os desafios éticos da realidade virtual e os conflitos entre humanos e não-humanos; utilizem dados e reflitam sobre a cultura do cancelamento, a deep web, as fake news e os desafios inerentes ao mau uso das mídias digitais pelas juventudes, entre outros.
4 - Inclusão e Democratização com o uso de novas tecnologias e alternativas para o acesso de todos
Esta linha de pesquisa incentiva o estudante e orientador a apresentarem projetos científicos que proponham novas soluções para a ampliação de acessibilidade digital para pessoas com deficiência; investiguem como as novas tecnologias, como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), podem ser empregadas para promover a inclusão social de grupos marginalizados ou isolados; analisem como a disparidade de acesso à tecnologia afeta homens e mulheres em diferentes estratos sociais, propondo soluções para garantir um acesso mais equitativo; proponham soluções de como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para promover o empoderamento econômico de mulheres de diferentes classes sociais e raça, incluindo o empreendedorismo digital e programas de capacitação; desenvolvam tecnologias inovadoras que podem colaborar com a redução das disparidades de gênero, raça e classe social, indicando soluções práticas e sustentáveis; Investiguem a representatividade de gênero e raça em plataformas de mídias sociais, avaliando o impacto na percepção social e propondo formas de promover uma representação mais diversificada, entre outros.
5 - Formação, Conhecimento e Competências Digitais para um mundo conectado e digital em constante transformação
Esta linha de pesquisa incentiva o estudante e orientador a apresentarem projetos científicos que estudem como a IA está moldando as competências e habilidades necessárias para diversas profissões e sugerir métodos para capacitar jovens para o mundo do trabalho; analisem como os currículos educacionais podem ser adaptados para integrar efetivamente as competências digitais, preparando os alunos para o mercado de trabalho contemporâneo; desenvolvam estudos sobre como as habilidades socioemocionais, como colaboração e resolução de problemas, podem ser desenvolvidas e aprimoradas no contexto digital, entre outros.
Categorias "Estudante de Ensino Superior" e "Mestre e Doutor"
- Tecnologias alternativas para acesso à internet e inclusão digital para promoção da cidadania digital
- Ensino de computação desplugado e educação digital
- Formação, conhecimentos e competências digitais, conectividade e diversidade
- Ética digital, E-gov, governança digital e green digital
- Usabilidade, letramento digital para idosos e estratégias para acessibilidade universal
- Tecnologias assistivas na educação, conectividade para estudantes e professores
- Inclusão digital na internet das coisas, infraestrutura e equipamentos
- Divulgação científica, divulgadores e tecnologias educacionais
- Medicina de precisão e Inteligência Artificial
- Telessaúde, Saúde digital e Inteligência Artificial, e Telemedicina
- Inclusão digital e interseccionalidades, questões de raça/cor, gênero e orientação sexual no mundo digital
- Mulheres em atividade no campo digital, equidade de gênero e inclusão digital com equidade