Notícia: Não desista do seu futuro: projeto une Globo, Fundação Roberto Marinho e parceiros em alerta para os índices de evasão escolar após a pandemia

Não desista do seu futuro: projeto une Globo, Fundação Roberto Marinho e parceiros em alerta para os índices de evasão escolar após a pandemia

A campanha “Não desista do seu futuro” visa combater a evasão escolar

A evasão escolar é um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro e vem se agravando ainda mais na pandemia de Covid-19. Com a necessidade de isolamento social imposta pelo coronavírus, as escolas de todo o país suspenderam as aulas e tiveram que se reinventar buscando novas formas de manter o ensino à distância.

Uma jovem adolescente de blusa amarela está sentada e escrevendo algo em um caderno

Muitos estudantes, no entanto, não estão conseguindo acompanhar a nova rotina. De acordo com dados da Pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavirus”, do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o ENEM, 49% já pensaram em desistir.

Em um esforço conjunto para enfrentar a questão, Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações sociais, institutos e fundações que trabalham com educação lançam o projeto “Não Desista do seu Futuro”, que alerta para o fato de que muitos alunos estão deixando de estudar, incentiva a não desistência e o fortalecimento do vínculo entre estudante e escola.

“A Globo tem uma preocupação histórica com a educação. Sempre atuamos de forma mobilizadora para valorizar a educação e lutar contra a evasão escolar, através do entretenimento, do jornalismo e de campanhas. Este ano, com a pandemia, a questão da evasão piorou muito. Por isso foi feita esta coalizão da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com o poder público e organizações sociais comprometidas com a educação por este projeto para apoiar pais, professores e alunos a manterem sua conexão com a educação e com a escola”, afirma Sergio Valente, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

Mais que um incentivo a não desistir, Mônica Pinto, Gerente Institucional da Fundação Roberto Marinho, afirma que a campanha “Não desista do seu futuro” é um movimento de fortalecimento de vínculo com a escola e com toda a comunidade ao redor: professores, família, sociedade, crianças e jovens: “É um compromisso não só de educadores, mas de toda sociedade. Esse movimento vai para além das questões da pandemia e da jornada da escola (aula remota e volta às aulas).”, comenta Mônica.

A mobilização iniciou no dia 11/10 com o  lançamento de um filme com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e Lexa, numa parceria com a Som Livre. A letra, composta por Brown em parceria com Sergio Valente, traz uma mensagem otimista, incentivando o vínculo entre aluno e escola e lembrando que educação é direito de todos.

Dá só uma olhada:

Diz um trecho da canção: “Se não dá para ir à escola agora, não deixe a escola ficar longe de você. Ligue, clique, se conecte. Não desista do direito..Seu direito de aprender”. O público também conheceu um trechinho da música cantada ao vivo, na voz de Brown, durante a tarde, na final do ‘The Voice Kids’.

Além de ser visto nos intervalos da programação da TV Globo, o filme “Não desista do seu futuro” contará com desdobramentos nos canais por assinatura e ações multiplataforma. O objetivo da mobilização é oferecer aos estudantes, suas famílias e professores informações que os ajudem a dar continuidade aos estudos diante dos diferentes contextos e realidades que todos teremos que enfrentar após a pandemia.

“A evasão escolar merece toda atenção da sociedade; não só pelo momento de pandemia que estamos passando, mas também por ser um dos principais fatores de desigualdade no país. Não podemos permitir que crianças e jovens desistam do seu futuro. Comprometer o futuro das juventudes é comprometer o desenvolvimento de toda uma nação. Ações como esta buscam resgatar o desejo de um futuro melhor. Buscam incentivar os estudantes a permanecerem conectados à escola e, por conseguinte, à educação. Estas ações são fundamentais e precisam ter articulação e alcance, para não deixarmos ninguém para trás”, afirma Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

Menina negra está de costas para quem fez a foto. Ela está sentada de frente a um notebook ligado em uma videoaula. Na tela podemos ver um professor falando com ela

Site tmjsempre

Para manter o debate vivo e constante na sociedade, o site tmjsempre.org.br vai reunir propostas de ações e soluções para combater a evasão escolar. Os conteúdos são produzidos pelas mais de 25 entidades parceiras no projeto e têm a função de prestação de serviços, oferecendo caminhos para apoiar estudantes, a família e os professores para enfrentar a questão. Estarão disponíveis videoaulas, webinários, jogos e metodologias, entre outros conteúdos, que serão atualizados constantemente.

Não desista do seu futuro: por dentro da campanha

“Essa campanha vem para se somar a todos os esforços que estamos fazendo neste momento no qual as aulas presenciais estão suspensas em decorrência da pandemia. Precisamos garantir o direito de cada criança e cada adolescente à educação e, sobretudo, manter o vínculo com os estudantes e famílias. É um momento complicado pra todos nós e o esforço conjunto é muito válido para darmos conta dos desafios postos”, ressalta Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP.

Jovem mulher de cabelos cacheados, óculos de grau e sorrindo sem mostrar os dentes está segurando livros com as duas mãos

Cecilia Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, ressalta o poder de comunicação da Globo para chegar a todos os brasileiros. “Manter o vínculo do estudante com a escola é um dos principais desafios que enfrentamos neste momento, em que a maior parte das escolas públicas promove o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. Portanto, contar com essa rede de apoio, liderada pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, faz toda a diferença para que uma mensagem de incentivo, força e esperança possa chegar a todos os pais e alunos. Não podemos deixar nenhum estudante para trás.”

O projeto “Não Desista do Seu Futuro” é uma parceria Globo, Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Unesco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Telefonica – Vivo, Instituto BEI, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social, Instituto Alana, Cenpec, Comunidade Educativa Cedac, CIEB, Ensina Brasil, FGV, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Futura, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Sonho Grande, ISMART, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Parceiros da Educação, Porvir e Todos pela Educação.

A valorização da escola pública na tela

A Globo tem um vínculo histórico de mobilização pela educação e o tema também tem sido retratado nas telas. Recentemente, duas obras ambientadas em escolas e com professores com papéis de protagonismo foram reconhecidas por premiações especializadas.

Em fevereiro, a série ‘Segunda Chamada’, produzida em parceria com a O2 Filmes, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte em duas categorias – melhor série e melhor atriz, para Debora Bloch.

Escrita por Carla Faour e Júlia Spadaccini, com direção artística de Joana Jabace, a produção aborda o ensino noturno de jovens e adultos de uma escola estadual. E, em 2019, ‘Malhação – Vidas Brasileiras’, escrita por Patricia Moretzsohn e com direção artística de Natalia Grimberg, recebeu duas indicações ao Prêmio Emmy Kids Internacional. A trama contou a história de uma professora idealista que ultrapassava os limites da escola para entender na essência cada um de seus alunos.

No ano anterior, ‘Malhação – Viva a Diferença’, escrita por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini, foi premiada no Emmy Kids Internacional. A história celebrou a diversidade tendo como fio condutor a amizade de cinco garotas. A valorização da escola pública foi um dos temas abordados na temporada e mote da campanha institucional “Todo mundo é público da escola pública”, que teve seu lançamento feito dentro do programa.

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?