Notícia: Plataforma oferece apoio às redes públicas de ensino do país na retomada do ano letivo em 2021

Plataforma oferece apoio às redes públicas de ensino do país na retomada do ano letivo em 2021

A Plataforma de Apoio à Aprendizagem  foi desenvolvida a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), do Instituto Reúna, da Fundação Lemann, da Fundação Itaú Social, da Fundação Roberto Marinho, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Instituto Ayrton Senna.

A iniciativa tem em como objetivo apoiar as redes públicas de ensino do país no momento de retomada das atividades presenciais após o período de isolamento social.

Para um desafio dessa proporção, foi concebido um percurso amplo, diversificado e flexível. Dentro da Plataforma de Apoio à Aprendizagem , o usuário tem à sua disposição ferramentas relativas a combate à Covid-19, fortalecimento socioemocional e priorização do currículo, atividades para verificar o desempenho dos estudantes e orientações pedagógicas, além de um guia para elaboração de instrumentos de avaliação.

Como funciona?

Considerando as especificidades de cronograma e planejamento de cada rede de ensino neste retorno às salas de aula, a Plataforma de Apoio à Aprendizagem é capaz de se adequar às diferentes necessidades e aos mais variados contextos.

As redes, as escolas e os seus profissionais têm toda a liberdade para se apropriarem e fazerem uso das ferramentas disponíveis, no momento e da forma que considerarem mais adequados.

A plataforma perpassa uma trilha básica e essencial ao planejamento pedagógico orientado aos desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC. A comunidade escolar vai encontrar atividades para apoiar: (1) o fortalecimento das habilidades socioemocionais, (2)  a priorização de currículo à luz à BNCC e Mapas de Foco, (3) diagnósticos de aprendizagem (3) planejamento pedagógico e (4) avaliações formativas, que apoiem o educador ao longo do ano letivo a identificar e ajustar o planejamento, de modo que todos e cada um tenham condições de aprender.

Como participar?

A Plataforma é aberta aos profissionais das redes públicas de ensino do país e é inteiramente gratuita.

Para se cadastrar e acessar as ferramentas, clique aqui.

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