Primeiro encontro da Rede pela Inclusão Educacional de Jovens Fora da Escola tem lançamento de estudo
Compartilhar
Neste dia (2/12), em São Paulo, acontece o 1º encontro da Rede pela Inclusão Educacional de Jovens Fora da Escola. A iniciativa, da Fundação Roberto Marinho, do Itaú Educação e Trabalho, da Redes da Maré e do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), tem como objetivo definir as prioridades da rede e como ampliá-la, trazendo novos atores comprometidos com a formação dos nossos jovens.
O encontro também conta com o lançamento do estudo "Educação Interrompida: Jovens Mães, Juventude Negra e os Quase Lá", realizado pela Fundação Roberto Marinho e pelo Itaú Educação e Trabalho. A análise destaca que a evasão afeta as juventudes de forma desigual, incidindo de maneira mais aguda sobre os 3 grupos mencionados, , além de jogar luz sobre as causas e os possíveis encaminhamentos para o enfrentamento desse desafio.
Refletir sobre o momento atual e avançar
Esta reunião de representantes de organizações atentas ao cenário da educação do país, com olhar especialmente direcionado àquelas e aqueles que estão fora da escola, é uma oportunidade trocarem conhecimentos sobre as juventudes que evadem e os fatores que os impulsionam a abandonar os estudos, além de poderem discutir políticas adequadas e atualizadas, incluindo a visão dos próprios jovens, para a retomada dos estudos.
A ocasião também conta com uma análise do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Serão essas informações que subsidiarão as próximas reflexões e o planejamento de ações das instituições e da rede em prol da inclusão educacional e qualificação dos jovens e seus familiares.
--
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.