Avaliação e aprendizagem: a experiência do Projeto Energia que Transforma
Compartilhar
Resumo
O trabalho reflete sobre a avaliação do projeto Energia que Transforma, proposta educacional que prioriza o diálogo e a mobilização para o uso eficiente da energia. Implementado pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação dos Estados da Bahia e Pernambuco e com as Secretarias Municipais de Educação de Natal, Parnamirim e Mossoró, no Rio Grande do Norte, e o Grupo Neoenergia (COSERN, CELPE e COELBA).
A avaliação foi concebida como um meio de aprendizagem sobre o projeto, envolvendo os diferentes stakeholders na concepção do propósito, análise e meta-avaliação. O desenho longitudinal permitiu a coleta de evidências em momentos distintos. Foram utilizados métodos mistos e a inclusão de diversidade de fontes de informação que facilitaram a triangulação de evidências na determinação do mérito do projeto.
Discute-se também a relevância da avaliação para fomentar reflexões, inclusive, junto a parceiros mantenedores, explicitando a necessidade de ações continuadas em contraponto às ações pontuais.
Autoras:
Ana Paula Brandão
Andréa Loureiro
Geraldine de Araujo e Silva
Mônica Dias Pinto
Rosalina Maria Soares