Artigo: Telecurso

O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece escolaridade básica de qualidade. Atua na solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 

Na TV 

Nos anos 70, o problema de acesso à escola era crítico: apenas 67% da população em idade escolar no Brasil estava matriculada no ensino fundamental, e 10% no ensino médio (IBGE-PNAD). Diante desse desafio, foi criado, em 1978, o Telecurso, com o objetivo de ampliar o acesso à educação a centenas de milhares de brasileiros, ao levar educação de qualidade pela TV, com uma linguagem, formato e modelo de atuação inovadores. Desde então, mudando vidas. 

Em sala de aula 

A partir de 1995, a Fundação Roberto Marinho desenvolveu uma metodologia para apoiar a solução dos principais desafios da educação brasileira: baixos resultados de aprendizagem, defasagem idade-série, evasão e repetência. Com essa metodologia, o Telecurso passou a ser implementado em salas de aula em todo o Brasil, por meio de parcerias com prefeituras, governos e instituições públicas e particulares. Desde então, as vidas de mais de 1,6 milhão de estudantes foram mudadas e eles já concluíram o ensino fundamental e médio por meio do Telecurso.  

A metodologia Incluir para Tranformar se baseia num currículo e em materiais pedagógicos especialmente desenvolvidos e num conjunto de atividades, como a formação continuada de professores e gestores, práticas de sala de aula, acompanhamento pedagógico e avaliação de resultados. Tudo em prol do desenvolvimento dos alunos! 

Desde 2001, o Telecurso é currículo de referência para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

Em cada estado, o Telecurso adota uma identidade visual sintonizada com a cultura da região. Assim, os programas assumem nomes como de Poronga, Igarité, Ressignificando a Aprendizagem, Mundiar, Alumbrar, Travessia, Autonomia, Autonomia Carioca, Conquista e Salto. Há ainda os programas Azul Marinho, em Paraty, e a Escola da Fundação Roberto Marinho. 

O portal telecurso.org.br dá acesso às teleaulas, material didático e orientações para estudar em sala de aula ou por conta própria. 

Usos 

O Telecurso é utilizado para correção idade-série, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de estudantes do ensino regular de comunidades remotas ou que precisem de reforço no processo de aprendizagem. Ninguém fica para trás. 

Onde está 

Em todo o território nacional, a partir de parcerias com governos e instituições. Vamos juntos?