Notícia: Nova aposta para jovem aprendiz em São Paulo usa gamificação para formar 600 jovens até final do ano

Nova aposta para jovem aprendiz em São Paulo usa gamificação para formar 600 jovens até o final do ano

O Coletivo Aprendiz, iniciativa do Centro Integrado de Estudos Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), está chegando a São Paulo após formar mais de 1,1 mil jovens no Rio de Janeiro com uma metodologia inovadora que envolve gamificação e desenvolvimento pedagógico focado na diversidade. Seu lançamento acontece no dia 28 de junho, às 15h, no ESPM Tech.

O Coletivo é um dos implementadores do Aprendiz Legal, programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, realizado pela Fundação Roberto Marinho - parceria consolidada desde março de 2021 -, e tem o objetivo de formar 600 jovens em São Paulo até o final do ano. Ao longo do processo de aprendizagem profissional, os jovens percorrem uma trilha de formação como se estivessem em um jogo, superando fases e módulos e pensando em soluções reais para os problemas que vivenciam no dia a dia profissional junto a empresas parceiras. Eles são motivados, com desafios coletivos e individuais, a construir seus próprios objetivos de vida e recebem mentoria para apoiá-los na tomada de decisões. Pelo menos 1 real investido no programa, tanto pelos empregadores quanto pelo setor público, contou com um retorno de R$ 2,45 para as famílias dos jovens aprendizes.

O evento é destinado a empresários que desejam implementar o melhor programa de Estágio e Aprendizagem em suas organizações. Eles poderão conhecer mais a metodologia, debater sobre políticas públicas, diversidade e inclusão no mundo do trabalho, assim como os principais resultados do Coletivo Aprendiz no Rio de Janeiro, em atuação desde 2016 na capital fluminense.

Serviço

Evento “Diversidade e Inclusão: Bom para a empresa, bom para a sociedade”.

  • Quando: 28 de junho, às 15h.
  • Onde: ESPM Tech - Vila Madalena, SP.
  • Inscrições aqui.

Programação do evento

Abertura

Mesa 1: Inclusão produtiva: Políticas Públicas e a construção de oportunidades para as juventudes

Mesa 2: Diversidade e Inclusão: Bom para a empresa, bom para a sociedade

Impacto Gerado pelo Coletivo Aprendiz em 2021

  • Em 2021, os resultados alcançados foram medidos por meio de 1174 jovens participantes no programa com 4.696 pessoas beneficiadas indiretamente, entre família e empresa;
  • O que gerou a cada 1 real investido no programa o retorno de 2,45 reais para o aprendiz e sua família;
  • 30,3% dos jovens que passaram pelo programa em 2021 foram efetivados pelas empresas contratantes;
  • 97,3% dos jovens se sentiram mais preparados para o mercado de trabalho;
  • O programa promoveu emprego formal para 73% de jovens, que antes nunca haviam tido oportunidade de trabalho formal;
  • O Coletivo Aprendiz gerou renda para 81% dos jovens que não possuíam qualquer tipo de renda, antes de ingressar no programa.

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?