Notícia: Co.liga expande atuação em Sergipe com novos laboratórios em Aracaju e Capela

Co.liga expande atuação em Sergipe com novos laboratórios em Aracaju e Capela

Iniciativa fortalece a economia criativa no Estado e amplia oportunidades no mercado de trabalho para a juventude sergipana

Pessoa negra em pé, de perfil, a frente de um banner colorido da co.liga
Com novos laboratórios, co.liga expande atuação no Estado de Sergipe

A co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, ultrapassou a marca de 50 cursos gratuitos disponíveis em sua plataforma online. A escola digital amplia sua presença no país, desta vez em Sergipe, com a inauguração de dois novos laboratórios.

Nesta quarta-feira (02), a co.liga inaugura seu primeiro laboratório em Aracaju, em parceria com a Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese). O espaço foi lançado às 16h no prédio da faculdade, localizado no bairro Industrial, em Aracaju. O evento contou com a presença do diretor da Fanese, Marcel Ramos.

"A iniciativa da co.liga contribui significativamente para fortalecer a relação da Fanese com a sociedade sergipana. Inclusive, isso ajuda a facilitar a ampliação da educação e a divulgação da tecnologia, assim como sua inovação, permitindo que todos tenham acesso a um bem primário da nossa sociedade: a educação", afirmou Marcel Ramos.

Dando continuidade à expansão, no dia seguinte, 3 de abril, às 10h, a co.liga inaugura outro laboratório no Estado, agora em parceria com a Superintendência Especial da Juventude do Governo de Sergipe (Superjuv), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil. O novo espaço está instalado no município de Capela e a cerimônia de lançamento acontece na Praça da Juventude. Estarão presentes o prefeito da cidade, Junior de Dr Carlos Milton, e a superintendente Especial da Juventude do Governo do Estado de Sergipe, Anne Livianne.

“A inauguração do laboratório co.liga em Capela é um grande avanço para a juventude do nosso Estado. Essa parceria entre o Governo de Sergipe, a Prefeitura de Capela e a co.liga da Fundação Roberto Marinho, reforça nosso compromisso com a qualificação profissional e a criação de oportunidades para os jovens. Com esse espaço, queremos incentivar o aprendizado, a criatividade e a inclusão produtiva, preparando nossa juventude para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Anne Livianne.

A chegada da co.liga em Sergipe teve início com a inauguração do primeiro laboratório no município de Muribeca, em 16 de fevereiro de 2024, reafirmando seu compromisso em democratizar o acesso à formação na economia criativa. Com os novos espaços em Aracaju e Capela, mais jovens terão acesso a cursos gratuitos em diversos segmentos da economia criativa, como música, artes visuais, design, multimídia, patrimônio, gastronomia, moda e tecnologia, além de mentorias e oportunidades profissionais.

“Capela é o 2º município de Sergipe a receber o laboratório da co.liga a partir da nossa parceria com o Governo do Estado, o primeiro foi Muribeca. É com muito entusiasmo que lançamos também nosso primeiro laboratório em Aracaju, fruto da parceria com a Fanese. A co.liga é uma escola de abrangência nacional e as relações e parcerias são fundamentais para que ela exista e colabore na inclusão e permanência das juventudes brasileiras na economia criativa. Acreditamos que os laboratórios irão potencializar e alavancar ainda mais a participação das juventudes de Sergipe nos cursos e oportunidades que a escola oferece”, ressaltou Fabiana Cecy, coordenadora da co.liga na Fundação Roberto Marinho.

Os laboratórios co.liga são espaços equipados com internet de qualidade e monitores treinados para orientar os jovens na escolha e acompanhamento dos cursos. A iniciativa visa impulsionar a inserção dos participantes no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo criativo na região.

Sobre a co.liga

A co.liga é uma escola online — uma iniciativa da OEI (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) em parceria com a Fundação Roberto Marinho — que oferece cursos gratuitos e outras oportunidades na área por meio de uma plataforma digital, conectando jovens, profissionais e empresas de diferentes áreas de atuação no setor de Economia Criativa. Os cursos são de curta duração nos segmentos de música, artes visuais, design, multimídia, patrimônio, tecnologia e produção cultural, mentorias com profissionais, oportunidades de trabalho e programação cultural. O conteúdo pode ser acessado em co.ligadigital.


Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 6 mil professores em 1.700 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

 

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)

Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, a primeira organização intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, conta com 23 Estados membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria-Geral em Madri. Com mais de 300 projetos em andamento e 600 acordos de cooperação ativos, em conjunto com entidades públicas, bancos multilaterais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outros organismos internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com mais de 21 milhões de pessoas beneficiadas por suas atividades de cooperação. 


Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.  A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a pesquisa científica e a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também estão entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade, da equidade e da educação antirracista. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho. Saiba mais: www܂frm.org.br.

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?