Notícia: Empreendedorismo jovem: Nestlé e co.liga avançam em parceria e anunciam projeto de aceleração de negócios em gastronomia

Empreendedorismo jovem: Nestlé e co.liga avançam em parceria e anunciam projeto de aceleração de negócios em gastronomia

Com inscrições abertas até 2 de junho, o edital a.colher vai capacitar 500 jovens de 18 a 29 anos com desejo de empreender na área

São Paulo, maio de 2024 - A Nestlé e a co.liga – escola digital de cursos gratuitos no campo da economia criativa – anunciam o lançamento do edital a.colher, que capacitará 500 jovens de todo o país, com idades entre 18 e 29 anos, que tenham interesse de empreender na área da gastronomia. As pessoas interessadas devem se inscrever no site da co.liga até o dia 2 de junho, onde também será divulgado o resultado da seleção, em 30 de junho. 

Quatro pessoas estão de pé diante de uma plateia.
Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil, Felipe Cunha, chef formado pelo Yocuta em 2016, e João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, no evento de lançamento do edital em São Paulo.

A iniciativa é voltada para jovens em vulnerabilidade social e destina 5% das vagas às pessoas com deficiência. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de geração de renda e inclusão por meio da capacitação e da aceleração de negócios, que podem ser embrionários ou estar ainda no campo das ideias. A parceria entre a Nestlé, que tem a culinária no seu DNA, e a co.liga, que é referência em ensino digital, abrirá caminhos para muitas e muitos jovens transformarem suas vidas por meio do conhecimento e do trabalho”, afirma Helen Andrade, head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.

As pessoas selecionadas participarão de ciclos de aprendizagem organizados em duas etapas. A primeira é a Jornada Formativa, composta por quatro aulas online com carga horária mínima de cinco horas cada, e cinco encontros virtuais síncronos de até duas horas, com a equipe da co.liga e profissionais da gastronomia.

Na segunda etapa, as alunas e alunos terão a oportunidade de inscrever um projeto ou negócio no ciclo de Aceleração de Negócios Gastronômicos. Dessa fase, serão selecionados 30 projetos, que receberão uma bolsa de R$300 cada para participar de quatro rodadas de mentoria, além de encontros com profissionais do mercado e acesso a uma nova formação da co.liga, voltada a profissionais da área.

A fase final, programada para abril de 2025, terá uma nova rodada de avaliação e selecionará três projetos vencedores, os quais receberão um aporte de R$5 mil cada e uma viagem totalmente custeada pelo edital para conhecer a cozinha da Nestlé em São Paulo, ampliando seus aprendizados e relacionamento com profissionais da área.

Três pessoas estão de pé, sorrindo. Atrás deles, um painel colorido.
Helen Andrade, Felipe Cunha e João Alegria.

“A formação das juventudes para entrada no mundo do trabalho é uma urgência do Brasil. Especialmente em trajetórias que apontam para o contexto do presente e de um futuro próximo, com atenção às transformações que estamos vendo no universo profissional e do mercado de trabalho. A gastronomia é um campo emergente, muito promissor e extremamente alinhado com o século XXI. Criar oportunidades de formação profissional e empreendedora voltadas para a gastronomia é um acerto e pode transformar a vida de muitas pessoas e comunidades no país”, destaca João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

O edital a.colher é um desdobramento da parceria entre Nestlé e co.liga, anunciada em abril, que resultou na criação do eixo educacional de gastronomia, com quatro cursos gratuitos 100% online, na plataforma da escola digital. Qualquer pessoa pode realizar os cursos, mesmo as que não participarem do edital. As aulas se dividem em quatro temas: “Panorama e tendências na gastronomia: identificação de oportunidades de atuação”; “Segurança dos Alimentos e boas práticas na Gastronomia”; “Técnicas de preparação e montagem de refeições”; e “Mercado de trabalho e áreas de atuação na gastronomia”. Ao término dos ciclos, os participantes recebem um certificado que atesta a qualificação profissional.

Por meio dos cursos, as pessoas inscritas terão a oportunidade de encontrar na culinária e na economia criativa um caminho para formação e fonte de renda. A co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor. De acordo com dados do projeto, quatro entre dez estudantes tiveram uma oportunidade de trabalho remunerado após a conclusão das aulas.

Fundo colorido e a logomarca do projeto a.colher em preto

Serviço | Edital a.colher   

  • Inscrições no edital: 10 de maio a 02 de junho de 2024;   
  • 1º ciclo de aprendizagem – Jornada Formativa: julho a novembro de 2024;
  • Inscrições do Pré-Projeto: 14/10 a 08/11;   
  • Seleção dos 30 Pré-Projetos: 11/11 a 06/12;   
  • Divulgação dos selecionados para etapa de aceleração: até 16/12.   
  • 2º ciclo de aprendizagem - Aceleração de Negócios Gastronômicos: janeiro a março de 2025;  
  • Resultado dos três projetos vencedores: 31 de março de 2025.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.  A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.

Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI)

Sob o lema "Fazemos a cooperação acontecer", a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, a primeira organização intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, conta com 23 Estados membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria-Geral em Madri. Com mais de 300 projetos em andamento e 600 acordos de cooperação ativos, em conjunto com entidades públicas, bancos multilaterais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outros organismos internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com mais de 21 milhões de pessoas beneficiadas por suas atividades de cooperação.