Oficina de Produção Cultural co.liga + Virada Cultural
Compartilhar
12 jovens vivenciaram encontros e momentos de formação profissional na Virada Cultural de São Paulo
Há uma semana, divulgamos as selecionadas e os selecionados para o Edital de Produção Cultural co.liga + Virada Cultural. Além de uma bolsa-auxílio de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), o prêmio proporcionou que elas e eles vivenciassem uma Oficina de Produção Cultural, em que receberam formação teórica, além de poderem observar a produção da Virada Cultural de São Paulo, que aconteceu entre 26 e 29 de maio.
Como foi a Oficina de Produção Cultural
O grupo de 12 jovens conheceu os bastidores da Virada, atividade promovida pela escola virtual de economia criativa co.liga - iniciativa da Fundação Roberto Marinho com a Organização dos Estados Interamericanos (OEI) -, em parceria com a Virada Cultural e a Galeria Olido.
A Oficina abordou características e conteúdos relacionados a eventos ao vivo, com a devida formação teórica sobre temas como produção de shows, mixagem de som, luz e cenografia. Co.ligadas e co.ligados acompanharam ainda a montagem e os bastidores da Virada no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes. A programação incluiu também uma visita à Sala São Paulo.

Vitória Silva Oliveira, de 19 anos, produz vídeos relacionados à cultura de rua. Para ela, que é de Brasilândia, periferia de São Paulo, a oportunidade que a Oficina traz, de estabelecer uma ponte entre os conhecimentos técnicos relacionados à produção cultural e jovens produtores, permite que ela própria seja a ponte para as crianças e outros jovens de seu território.
Para Lux Da Silva Machado, atriz, roteirista, diretora e arte-educadora, "foi muito interessante acompanhar as questões técnicas todas da produção, mas poder conhecer melhor os assuntos relacionados ao som, que é uma área com que trabalhei menos".
As divisões de áreas e funções profissionais ficaram mais claras pra mim. E as técnicas de áudio me chamaram mais a atenção.
Ranna Leslie, 25 anos, estudante de Geociências
Fabio Cabral, consultor de projetos da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), destaca o caráter inclusivo da Oficina de Produção Cultural: "Priorizamos a participação de mulheres negras, pessoas trans, gays, lésbicas, trazendo representatividade e diversidade pra dentro do projeto, maximizando o impacto positivo de uma ação como a Oficina de Procução Cultural".
Deca Farroco, gerente de Produção da FRM, fala sobre o papel da co.liga para apoiar jovens no ingresso no mundo do trabalho, no aperfeiçoamento de funções e técnicas profissionais, e no estreitamento de laços e criação de redes: "a co.liga é uma casa de parcerias, de conexões, que produziu essa Oficina de Produção Cultural com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e parceria com a Virada Cultural e a Galeria Olido". E complementa: "As oficinas, com reuniões dedicadas a formação técnica, pela manhã, e atividades e experiências em campo, pela tarde, possibilitaram que os jovens tivessem acesso aos aspectos mais diretamente relacionados a grandes eventos, como a montagem dos palcos e os bastidores da Virada Cultural".

Programação para as co.ligadas e os co.ligados selecionados
Quinta - 26/05 - das 9h às 12h30
Local: Centro Cultural Olido
9h - Abertura
- Deca Farroco - Gerente de Produção da Fundação Roberto Marinho
- Fabio Cabral - OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos)
- Luciana Ramin - Gestora da Galeria Olido
9h30 - Oficina de Produção Executiva
As jovens e os jovens viram elementos que devem ser levados em consideração para que se possa realizar um show sob o ponto de vista executivo: planejamento, contratações, pré-produção/produção executiva e artística, necessidades logísticas envolvidas, mapeamento do evento, burocracias e documentos.
14h - Visita técnica
Vale do Anhangabaú
--
Sexta - 27/05 - das 9h às 12h30
Local: Centro Cultural Olido
9h - Oficina de Produção Técnica
Como realizar um show, ou outros tipos de eventos ao vivo, pela visão técnica, estrutural, acompanhando os fornecedores, desde a contratação e pré-evento até a montagem, com exemplos sobre os diferentes tipos de palco, som, luz e cenografia, sem deixar de observar o cronograma das diferentes etapas de montagem, desmontagem e logística relacionadas às apresentações.
14h - Visita técnica
--
Sábado - 28/05 - das 9h às 12h30
Local: Centro Cultural Olido
9h - Oficina de Roadie e Direção de Palco
Como a profissão de "roadie" surgiu, suas diferentes funções e responsabilidades, áreas de atuação, as principais ferramentas e técnicas básicas que podem ser utilizadas para qualquer tipo de situação. E mais: direção de palco, rider técnico, mapa de palco, cronograma, nomenclaturas comumente utilizadas.
14h - Visita técnica
Palco 1 da Virada Cultural - Anhangabaú
Nesse dia, o grupo de participantes teve acesso aos bastidores da montagem da Virada Cultural, acompanhando de perto a montagem das infraestruturas que viriam a receber as atrações do evento.

Domingo - 29/05 - das 9h às 12h30
Local: Centro Cultural Olido
9h - Oficina Técnica de Som e Mixagem PA
Como um sistema de sonorização ao vivo funciona e pode soar, desde suas pequenas nuances, como fluxo de sinal, estrutura de ganho, a estrutura de montagem e equipamentos necessários para que se tenha um mínimo de qualidade. Orientações para mixagem do som para o público (PA) e para os músicos (monitor).
14h - Visita técnica
Palco Praça das Artes e Palco Anhangabaú da Virada Cultural
Os participantes da Oficina tiveram acesso aos bastidores da Virada Cultural, acompanhando a movimentação e a produção das atrações nos palco 2 (Praça das Artes) e Palco 1 (Vale do Anhangabaú).