Notícia: Canal Futura tem estreia da faixa A Cor da Cultura em sua programação

Canal Futura tem estreia da faixa A Cor da Cultura em sua programação

O Canal Futura pensa, planeja e exibe a programação que você vê nas telas da tv e do Globoplay com atenção e cuidado, sem esquecer do papel educativo que as produções exibidas aqui precisam ter. E agosto traz novidades!

Estreia da faixa A Cor da Cultura

A nova faixa de programação - A Cor da Cultura - é dedicada a conteúdos relacionados à educação antirracista, que busca valorizar as culturas negra e indígena, abordar a história afro-brasileira e nossos povos originários, assim como trazer para o debate questões sobre equidade racial e reparação histórica.

Anote aí: a faixa A Cor da Cultura é exibida toda terça-feira, às 21h. Confira aqui a grade de programas e episódios!

Confira abaixo as faixas de programação do Futura e programe-se!

Faixa Conecta

Homem branco, com cabelo e barba pretos, em primeiro plano. Ao fundo, o horizonte com o sol se pondo.
Ronaldo Lemos viaja pelo mundo abordando conectividade e empreendedorismo.

Educação midiática, cultura digital, gestão escolar, letramento digital e robótica são alguns dos temas que relcionam tecnologia e educação nas telas do Futura.

Às segundas-feiras, a partir das 21h.

Faixa A Cor da Cultura

Um homem negro, vestido de roupas brancas.
Série em que, a cada episódio, um(a) designer de moda negro(a) fala sobre trabalho, processo criativo e sua trajetória.

Educação antirracista, valorização da cultura negra e indígena, história afro-brasileira, povos originários, equidade racial e reparação histórica.

Às terças-feiras, a partir das 21h.

Faixa Verde

Fundo branco com o desenho de uma árvore e suas raízes.
Bela Gil viaja por diferentes regiões do Brasil em busca de conhecimentos ancestrais.

Sustentabilidade socioambiental e agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) dão o tom.

Às quartas-feiras, a partir das 21h.

Faixa Mundo do Trabalho

Fundo azul escuro com o nome do programa "Turma da robótica" em destaque.
A série mostra como funciona o ensino de robótica nas escolas brasileiras.

Empreendedorismo, trabalho, renda e educação profissional

Às quintas-feiras, a partir das 21h.

Faixa Nossa Gente

Fundo branco com o nome do programa "Diz aí - Juventudes transformadoras" em destaque colorido.
Série com arte, ativismo e juventudes transformando os quatro cantos do Brasil.

Programas com foco nas juventudes, em empoderamento, cultura, linguagens, diversidade e direitos.

Às sextas-feiras, a partir das 21h.

Faixa Infantil

O desenho mostra três corujas coloridas, que parecem estar observando algo por detrás de uma moita.
Bubu, Bonie e Biel são corujinhas curiosas que estão sempre em busca de aventuras e aprendizados.

Aqui é o espaço para desenhos e séries, ficção ou não, dedicados a crianças de 3 a 12 anos.

  • De domingo a domingo, das 7 às 8 da manhã.
  • Horários alternativos: de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h.

--

Para Luana Barros, coordenadora de Programação do Canal Futura, a relação entre as causas da Fundação Roberto Marinho e a comunicação com o público é o que norteia a grade do Canal, na tv e na web: "O Futura garante, além da ampla divulgação, o impacto social - que só a comunicação aliada à educação é capaz de fazer", diz.

Sobre a nova faixa A Cor da Cultura, Luana lembra que conteúdos calcados no debate sobre as relações étnico-raciais sempre fizeram parte da programação do Futura: "O grande diferencial da nova faixa é a narrativa profunda e potente no horário de maior alcance da TV brasileira. Diferentemente do que as plataformas sob demanda disponibilizam, nossa faixa, na TV linear, oferece uma experiência reflexiva ao expectador a partir de programas, breaks e intervalos totalmente comprometidos com a educação antirracista", explica Luana.

Para consultar toda a programação do Canal Futura, clique aqui.

Sobre A Cor da Cultura

A Cor da Cultura é um programa de valorização da cultura negra e da cultura indígena. O conteúdo audiovisual e pedagógico sobre o tema é utilizado na tela do Futura e como material de estudo e de debate em uma rede de instituições parceiras. Pra gente, é importante propor espaços de debate e falar sobre o que importa ser falado.

Saiba mais sobre A Cor da Cultura

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.

O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34 
  • Sky – 434 HD e 34 
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica 
  • Oi TV – 35 

O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. É possível ainda o acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.

Sobre a Fundação Roberto Marinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. 
 
A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.