Canal Futura traz a série “Grandes Títulos Futura” para celebrar aniversário de 26 anos, em setembro
Compartilhar
De 18 a 22 de setembro, dez documentários de sucesso do canal estimulam debate sobre temas relevantes no cenário brasileiro
Para comemorar os 26 anos no dia 22 de setembro, o Futura traz, a partir do dia 18, uma seleção de documentários de sucesso do canal. Nos horários das 15h e 22h30, os filmes retratam uma diversidade de olhares sobre temas contemporâneos, como tecnologia, segurança, quilombolas, tratamento psiquiátrico, feminismo, representatividade transgênero e violência urbana. Vale destacar as estreias da série, os documentários Dique De Memórias (no dia 18/09), Cibernéticas (no dia 20/09) e Idade da Água (no dia 22/09), todos exibidos às 22h30.
“A seleção dos dez documentários está alinhada à campanha de aniversário do Futura, que enfatiza a importância da educação midiática como forma de levar conhecimento de qualidade ao público”, reforça José Brito, diretor do Canal Futura.

Levante! (51 min.)
LEVANTE! mostra como as novas tecnologias se traduzem nas mais poderosas ferramentas de inovação e expansão da comunicação. O filme apresenta histórias de pessoas que fazem o uso de aplicativos e mídias sociais para se “levantarem” contra injustiças sociais em diversas partes do mundo.
EXIBIÇÃO: 18/09, segunda-feira, 15h.
Mundo.doc: Dique De Memórias (48 min.)
O documentário registra as memórias de moradores da Vila Duque, prestes a ser desmanchada.
ESTREIA: 18/09, segunda, 22h30
Não Saia Hoje (54 min.)
Um conselho que várias mães disseram aos seus filhos em maio de 2006. Infelizmente, muitos deles tiveram que sair de casa e elas não puderam proteger seus filhos da violência dos chamados Crimes de Maio.
EXIBIÇÃO: 19/09, terça-feira, 15h.
Mimbó (54 min.)
Após fugirem de fazendas em Pernambuco, três pessoas escravizadas andaram 680 quilômetros até chegarem ao Piauí. Durante 30 anos eles viveram escondidos numa caverna e terminaram por fundar a comunidade do Mimbó. Hoje seus descendentes lutam por seus direitos.
EXIBIÇÃO: 19/09, terça-feira, 22h30.
Ouvidores de Vozes (53 min.)
“Eu ouço vozes”: essa é uma realidade vivida por pacientes em tratamento psiquiátrico no sistema de saúde. O documentário acompanha três pessoas e mostra como elas lidam com as vozes em suas vidas.
EXIBIÇÃO: 20/09, quarta-feira, 15h.
Mundo.doc: Cibernéticas (52 min.)
CIBERNÉTICAS conta a história de mulheres poderosas que fazem hoje – e fizeram no passado – o mundo ficar mais humano e menos desigual por meio da tecnologia.
ESTREIA: 20/09, quarta-feira, 22h30
Eu, você, Todas Nós (54 min.)
#euvocêtodasnós mostra como o feminismo, através de mulheres atuantes em blogs e redes sociais, ganha força com o ativismo pela internet, mobilizando outras mulheres e abrindo espaço no debate público.
EXIBIÇÃO: 21/09, quinta, 15h.
Nem (57 min.)
Ativista, prostituta e mãe postiça, Indianare surge como porta bandeira da comunidade transgênera do Brasil. Ela transmite à nova geração tudo o que sabe sobre revolução, noite e liberdade.
EXIBIÇÃO: 21/09, quinta-feira, 22h30.
A Primeira Pedra (57 min.)
Vencedor do Pitching Doc Futura 2017, “A Primeira Pedra” investiga a onda de linchamentos no Brasil e mostra a violência, praticada muitas vezes por pessoas que se consideram ‘cidadãos de bem’, tornou-se cotidiana.
EXIBIÇÃO: 22/09, sexta-feira, 15h.
Mundo.doc: Idade da Água (82 min.)
Revela a cobiça internacional sobre a Amazônia, envolvendo os Estados Unidos e a Europa. A crise hídrica atual coloca a Amazônia no olho do furacão de uma possível Guerra da Água.
ESTREIA: 22/09, sexta-feira, 22h30.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. É possível ainda o acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.