Notícia: Cine Debate promove conversa sobre reflexos e impactos da pandemia na juventude brasileira

Cine Debate promove conversa sobre reflexos e impactos da pandemia na juventude brasileira

São oito horas da manhã de um sábado e 400 jovens estudantes estão... Errou quem disse em casa ou na praia. Este foi o publico que acompanhou o Cine Debate promovido pelo Colégio e Curso AZ em parceria com O Globo, no Teatro Casa Grande, no Leblon, no último dia 9 de julho.

Na platéia, estudantes do terceiro ano do ensino médio , todos com o Enem batendo à porta. O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria,  foi um dos convidados para debater o tema: "Geração Pós-Pandemia: o impacto na vida, na educação e no futuro dos jovens". Além dele, participaram a psiquiatra e escritora Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, o economista da consultoria I Dados, Bruno Ottoni, o coordenador e professor de redação do Colégio e Curso AZ, David Gonçalves, a atriz e recém formada em Cinema pela Puc, Giulia Costa e a professora e criadora de conteúdo Jessi Alves, ex participante da ultima edição do reality Big Brother Brasil.

A foto mostra os oito participantes do debate em um palco. Ao fundo há um telão com o seguinte texto: "Cine Debate".
O Cine Debate foi realizado pelo Colégio Curso AZ, em parceria com o jornal O Globo.

O colunista do Globo, Pedro Doria, fez a mediação do debate, que começou após a exibição do documentário "Depois da Distância", produzido pelo Globo e que trouxe depoimentos reveladores sobre as reflexões, medos e incertezas de jovens, pais, especialistas em Educação e professores sobre o impacto da pós-pandemia na escola e no cotidiano de cada um deles. Afinal,  a vida migrou para as telas durante um bom tempo e trouxe muitos aprendizados, mas também muita ansiedade pelo momento inédito e desconhecido.
João Alegria, em sua fala, enfatizou justamente como é importante ficarmos mais tranquilos para lidarmos com o imponderável: " A gente pode empurrar esta parede que está na nossa frente". Já a Dra. Ana Beatriz se mostrou preocupada com, além da saúde mental dos jovens, com os rumos da Educação em nosso país,  e destacou: " Enquanto não tivermos um pacto político pela Educação, jamais seremos uma nação". 

A imagem mostra um auditório com dezenas de jovens.

João aproveitou para dar uma dica valiosa para os jovens que estão passando por este momento pré-Enem, que aliás, muitos encaram como um pré-paredão: " A informação nas redes sociais chega muito fragmentada. Você lê tudo ao mesmo tempo, vários assuntos que nada têm a ver um com o outro. Melhor ler um livro, um artigo... 

Para cada  estudante que participou do Cine Debate, ficou a certeza de que valeu a pena acordar cedo em um sábado e ter contato com pessoas de vivências diferentes, profissões diversas. Afinal, existe vida criativa e instigante para muito além das telas dos seus celulares, laptops e Ipads. 

A imagem mostra um homem de pele branca, cabelos grisalhos e óculos de armação fina.
O secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?