Confira os Debates especiais do mês das juventudes
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Debates especiais do mês das juventudes
O Brasil conta com cerca de 50 milhões de jovens com idades entre 14 e 29 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019. Pensando em estimular ações que atendam às necessidades dessa faixa etária tão expressiva, a Fundação Roberto Marinho sempre promove mobilizações focadas nas juventudes durante o mês de agosto, aproveitando as celebrações do Dia Internacional da Juventude (12/08).
Como parte dessas mobilizações, o Debate exibiu, em agosto, quatro programas especiais que abordam temas de interesse dos jovens. O programa desta terça-feira (25/08) e repercute os principais resultados da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, discutindo a importância de ouvir os jovens neste momento. O estudo mapeia as consequências desta crise sanitária para diversos aspectos da vida dos jovens, como ensino, aprendizado, saúde mental e renda. Para entender melhor como a pesquisa foi construída e quais foram as conclusões, o programa entrevista André Vieira, analista de Pesquisa e Avaliação da FRM e Marcus Barão, vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude Conjuve.

O Debate também ouviu três jovens que participaram ativamente da elaboração do estudo: Laís Duanne, mobilizadora social do Educação Livre; Thaís Duarte, membro do coletivo MJPOP Ousadia Juvenil; Caio Henrique, professor voluntário do projeto Vestibular Cidadão. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) também foi uma das instituições parceiras da pesquisa e conta com algumas iniciativas para a inclusão na educação no contexto pós-pandemia. Os detalhes são apresentados pela diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto.
Assista aqui ao Debate sobre Juventudes e a Pandemia do Coronavírus
Mês das Juventudes
No dia 18 de agosto, foi ao ar a reprise do Debate sobre uma outra pesquisa feita pela FRM e pela Plano CDE: Juventudes, Educação e Projeto de Vida. O estudo foi realizado antes de o Brasil começar a sofrer os impactos da pandemia, com o objetivo de entender que planos os jovens mais vulneráveis têm para o futuro, e como a educação está diretamente relacionada à realização desses sonhos.
Para entender como o estudo foi realizado e todos os aspectos técnicos que o envolveram, a equipe conversou com a assessora de pesquisa e avaliação da FRM, Rosalina Soares. O Debate também ouviu aqueles que são diretamente impactados pelos resultados: os jovens. Participaram das discussões os jovens consultores da pesquisa Elias Costa, Lays dos Santos, Camila de Souza e Jonas Fernandes, a jovem aprendiz Izabelle Ayme, e os estudantes Luís Guilherme e Jéssica Estanislau.
Vale lembrar que, na véspera do Dia Internacional da Juventude (12/08), é celebrado o Dia do Estudante (11/08). Seguindo essa linha editorial, o Debate inédito do dia 11 de agosto discutiu como a escola pode estar alinhada aos sonhos e projetos dos estudantes, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. O programa também analisou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio como um instrumento de garantia do direito à educação integral desses jovens.
Para isso, o apresentador Cristiano Reckziegel conversou com Miguel Thompson, membro do Conselho Consultivo do Movimento Pela Base, e com Goreth Sousa, secretária estadual de educação do Amapá e membro da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Com o objetivo de falar sobre os impactos do cenário de pandemia, suspensão das aulas presenciais e ensino remoto para os sonhos e projetos de vida dos estudantes do Ensino Médio, a equipe conversou com três jovens que vivem momentos distintos: Beatriz Sampaio, aluna do 3° ano do Ensino Médio e estagiária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) de Pernambuco, falou sobre os desafios de conciliar estudo, trabalho e preparação para o Enem durante a pandemia; Flávio Henrique é aluno do 1° ano do Ensino Médio e contou como foi a transição do Ensino Fundamental em tempos de pandemia; Rebeca Cassiano está no 9° ano do Ensino Fundamental e conta sobre suas expectativas para o Ensino Médio.
O Debate ouviu também dois professores que implementam a BNCC no dia a dia, buscando minimizar os impactos da pandemia e garantir o aprendizado dos alunos: Daniele Silva, professora de física do Ensino Médio e membro do Ensina Brasil, e José Figueiredo Neto, professor da rede estadual de Sergipe.
Assista aqui ao Debate do Dia do Estudante
Ainda dá tempo de assistir ao último Debate dessa programação especial para as juventudes! O programa vai ao ar nesta terça-feira (25/08) no Canal Futura e está disponível também no Futuraplay.