Notícia: Curso gratuito online sobre formação política é lançado para público jovem

Curso gratuito online sobre formação política é lançado para público jovem

Com a participação de lideranças jovens do Decola Cria, curso é criado por co.liga, UNICEF e CEDAPS

O curso “Formação Política de Jovens Lideranças” tem seu lançamento nesta segunda-feira, 16 de setembro, às 9h30m, no Museu do Amanhã, em um dia totalmente voltado para as juventudes de todo o país.

Jovens e adolescentes que querem saber mais sobre o processo político brasileiro, eleições e engajamento juvenil na construção de políticas públicas podem se inscrever no curso, que passa a estar disponível na plataforma gratuita co.liga e no 1Mio (1 Milhão de Oportunidades), do UNICEF.

O conteúdo foi desenvolvido pelas equipes da co.liga e do CEDAPS, com apoio e participação direta do Conselho Jovem do Decola Cria – uma iniciativa do Instituto Aspen, articulado no Rio de Janeiro pelo Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), em parceria com UNICEF, Fundação Roberto Marinho, Firjan e JUVRio, e mais 35 instituições.

O objetivo é fortalecer a participação política de adolescentes e jovens, para que possam participar do debate eleitoral, dialogar com o Poder Público eleito e contribuir ativamente com soluções para a cidade. Para tanto, abordará temos como: Pega a Visão: eu, você e nós na política; Se liga... você é um sujeito político; Papo reto: A política que quero na minha quebrada e no meu país e Salve: eu sou um jovem ligado e politicamente participativo.

“É fundamental que o jovem tenha acesso à democracia, principalmente, em ano eleitoral”, afirma Heloisa Oliveira, de 17 anos, moradora na Zona Norte do Rio de Janeiro, uma das participantes do projeto. E completa: "Com essas iniciativas, podemos ter uma juventude muito mais ativa e presente".

No fim do curso, o participante recebe um certificado de conclusão. A co.liga  é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor.

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?