Notícia: Estreia em Abril nova grade de programação voltada para a infância

Estreia em Abril nova grade de programação voltada para a infância

Nova Faixa Infantil convida crianças, pais e educadores a se aproximarem da agenda dos direitos da infância e adolescência

A partir de 5 abril, pode espalhar para a criançada: diversão com informação já têm lugar e hora marcados. Mas não se preocupe: mais do que nunca, o nosso lema é #ficaemcasa. A nova programação infantil do Futura foi pensada especialmente para esse momento delicado, quando crianças estão impossibilitadas de conviver com seus amigos, irem para a escola e muitas passaram por perdas irreparáveis por conta da pandemia do Coronavírus.

Imagem no formato de animação de duas crianças negras lado a lado. Um menino e uma menina
“Bino e Fino”: novo programa da grade infantil. (Foto: Divulgação)

Os conteúdos educativos reforçam o apoio à agenda de direitos da infância e da adolescência e marca o início do mês da Educação – no dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação. Organizada por faixas etárias – de 3 a 7 anos e de 8 a 12 anos –, a programação vai abordar, de forma lúdica, temas como protagonismo infantil, diversidade, inclusão, cultura, inovação, convivência na escola, resolução de conflitos, relações familiares e empatia, com conteúdos que desenvolvem habilidades adequadas a cada idade. O conteúdo se alinha às diretrizes de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atuando em áreas do conhecimento como ciência, matemática, alfabetização, linguagens e socialização.

Desenhos animados, mini-documentários e programas interativos são alguns dos formatos audiovisuais que estarão disponíveis com distribuição multiplataforma do Futura também pelos Canais Globo e Globoplay, com acesso gratuito.  O objetivo é estabelecer uma relação direta com as crianças e seus cuidadores valorizando culturas e saberes locais, diversidades regionais do território brasileiro, competências socioemocionais e, é claro, a agenda dos direitos da infância e da adolescência.

A nova grade infantil foi pensada para estimular a participação ativa das crianças na sociedade. Com conteúdos que formam e informam, o objetivo é que elas desenvolvam o gosto pelo conhecimento, a criatividade, além de aumentar a conexão com o mundo, crianças de outras realidades e também com a sua própria vida, inspirando-as a fazerem suas próprias interpretações da vida e a criarem as suas próprias histórias.

Quatro meninos indígenas estão enfileirados e olhando para um ponto fixo. Estão com tintura em seus corpos
Cena do programa “Território do Brincar” (Foto: Divulgação)

“A proposta é fortalecer redes de atuação dedicadas à Educação Básica a partir de uma nova faixa infantil educativa, que se integra às diferentes metodologias sociais da FRM no apoio a educadores e famílias neste momento de incertezas, ensino híbrido, risco de evasão e ameaças à jornada educacional de estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental.” afirma José Brito, gerente do Canal Futura.

Após um ano de intenso trabalho com um time multidisciplinar da Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Singular – Mídia e Conteúdo, uma belíssima coleção de audiovisuais educativos terá um espaço especial no Canal Futura, Canais Globo e Globoplay.

“Foi muito interessante pensar junto com a equipe do Futura os caminhos possíveis da volta de uma faixa infantil que não fosse apenas mais uma oferta de conteúdos no meio de tantas que já existem. Nela deveriam estar estampadas as questões que envolvem hoje o pensar a mídia e a infância. Como o Futura é um canal que trabalha fundamentalmente com a educação e os mediadores dessa relação entre criança e educação, tínhamos que buscar um conceito de faixa que propunha esse tipo de  conversa entre as crianças, seus pais, professores, cuidadores e agentes sociais”, conta Beth Carmona, Diretora de Conteúdo da Singular.

A covid-19 ainda nem tinha chegado ao Brasil quando a nova faixa infantil começou a ser idealizada, mas logo entrou nas reflexões do processo de construção da nova grade. Os desafios que atingiram a educação nos meses seguintes confirmaram a importância de pensar uma grade de programação que fosse aliada aos mediadores, pais e educadores nesse novo cenário da Educação Básica, com o isolamento e o ensino remoto e/ou híbrido.

“Em momentos como este, o combate às desigualdades reforça o papel social de uma TV Educativa. Estar pronta para se adaptar às necessidades de uma geração atropelada pela pandemia é mais que um compromisso editorial, é dever cívico”, completa Brito.

Imagem no formato de animação de uma menina negra de cabelos loiros deitada em um sofá com a cabeça no colo de uma senhora negra
“Bia Desenha”: Novo programa da grade infantil. (Foto: Divulgação)
Quatro crianças em uma quadra poliesportiva disputando a posse de uma bola de basquete
Novo programa: Nossas Brincadeiras (Foto: Divulgação)

Crianças são grupo vulnerável: atraso escolar começa no 3º ano do Fundamental

O lançamento faz parte dos esforços de atuação da Fundação Roberto Marinho no apoio a estudantes, educadores e famílias em um contexto de desafios na Educação Básica, como o ensino hibrido, risco do aumento da evasão escolar e obstáculos à vivência de estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental na pandemia. Das 35 milhões de crianças brasileiras (de 0 a 12 anos incompletos), segundo dados da Pnad Contínua, 72,3% vivem em domicílios com renda per capta de até 1 salário mínimo; e 50% dos pais ou responsáveis não completaram a escolaridade básica. Ao mesmo tempo, 97% dos domicílios têm TV e celular.  A Fundação chega a todas às faixas de idades com este lançamento, com ações dedicadas à primeira infância,  para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e jovens do Ensino Médio.

“A infância é um momento fundamental para atuar contra a defasagem na aprendizagem e no desenvolvimento. Observando os índices educacionais, vemos que a reprovação e o abandono são mais elevados no 3º ano do Ensino Fundamental e na transição dos anos iniciais para os anos finais. É aí que as crianças começam a ser deixadas para trás. Entendemos que é importante agir logo, desde cedo, para redefinir sua trajetória na Educação”, analisa Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

Programação inclui animação da Nigéria, dublagem de Tia Má e música de Fernanda Takai

Desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da Fundação Roberto Marinho, em parceria com a consultoria Singular – Mídia e Conteúdo, a curadoria selecionou produções que retratam a infância a partir do ponto de vista da criança, em um painel de pluralidade e diversidade cultural. São títulos como a animação nigeriana “Bino & Fino”; as séries colombianas “Nossas Brincadeiras” e “Cienciheróis”; a argentina “Neuroquê?” e a ficção australiana “Primeiro Dia”, em que a protagonista é uma menina transgênero e sua experiência na nova escola.

Um dos destaques é a coprodução internacional “O dia em que me tornei mais forte”, iniciativa da instituição alemã Prix Jeunesse, que envolve mais de 15 países de todo o mundo – no Brasil, o Futura é parceiro exclusivo do projeto e produziu dois episódios, passados na Amazônia e em São Paulo, com crianças selecionadas a partir de fóruns e grupos de pesquisa. A série fala sobre resiliência a partir de histórias reais vividas por crianças, e no Brasil ganhou versão inédita da música-tema, gravada pela cantora Fernanda Takai.

Entre as produções brasileiras estão ainda animações como “Aventuras de Amí”, da Bahia – que conta com a dublagem da jornalista e influenciadora digital Tia Má; e “Bia Desenha”, de Pernambuco, além da série de ficção “Tabuh!”, que aborda temas sensíveis como morte e sexualidade. (Veja programação completa abaixo)

“Em momentos como o que vivemos, o combate às desigualdades reforça o papel social de uma TV educativa. Estar pronto para se adaptar às necessidades de uma geração atropelada pela pandemia é um compromisso necessário. Seja com uma história, um personagem, um contexto, uma narrativa encantadora ou até uma simples dúvida que desperte o pensamento crítico, os recursos audiovisuais podem e devem ser um bom ponto de partida para transformações”, diz José Brito, gerente do Canal Futura.

Confira os novos programas da faixa infantil

Imagem no formato de animação de uma mulher negra de cabelos cor de rosa sentada à mesa com uma criança negra de cabelo loiro

Bia Desenha (7 min.)

Bia, 5 anos, e Raul, 6, são primos. Os dois moram em casas ao redor do mesmo quintal, na periferia de uma grande cidade. Seus encontros depois da escola para brincar e desenhar se transformam sempre em grandes aventuras. A série estimula a comunicação e o afeto em uma família pouco convencional, investigando os temas que passam pela cabeça das crianças enquanto elas se expressam com letras, traços e cores. Estreia: 05/04, segunda e quarta-feira, 07h00min.

Uma dezena de crianças usando jalecos brancos e óculos coloridos posando para a foto, com a logomarca do programa Cienciheroes à frente

Ciencihéroes (12 min.)

Colômbia, planeta Terra. Em todo o país, super-heróis anônimos lutam contra os males terríveis que ameaçam suas comunidades. Eles olham além do óbvio! Eles encontram soluções criativas! Eles trabalham em equipe! Eles não desistem até chegar ao fundo das coisas! Eles não são pássaros, muito menos aviões. Eles são…  Cienciheróis! Estreia: Dia 05/04, Segunda, Quarta e Sexta-feira, 07h15min.

Cartaz de divulgação do programa Tabuh! com um menino negro de cabelo rastafari

Tabuh! (26 min.)

Tabuh! é uma série de ficção de quatro episódios. que aborda, com muita leveza e humor, temas, considerados como tabus, que estão presentes na sociedade. Os temas estão diretamente relacionados às grandes questões que mobilizam, perturbam e acompanham o ser humano há séculos: de onde viemos? Para onde vamos? Como vivemos e permanecemos? Em outras palavras, trata de temas complexos, que existem desde que o mundo é mundo: morte, sexo, sexualidade, crenças sobre a origem da vida. A série apresenta cada tema distinto a partir de uma história de ficção, protagonizada por crianças. Estreia: 05/04, segunda-feira, 17h30min.

Imagem no formato de animação de uma mulher negra entre uma menina negra e um menino branco de óculos

As Aventuras de Amí (7 min.)

Aventuras de Amí é uma série que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças, abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa ser possível resolver os desafios através da imaginação, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro. Estreia: 06/04, terça e quinta-feira, 07h00min.

Imagem no formato de animação de duas crianças negras sorrindo e a logomarca do desenho Bino & Fino

Bino e Fino (10 min.)

Bino e Fino é sobre um irmão e uma irmã gêmeos que vivem na África subsaariana. Em cada episódio, Bino e Fino, com a ajuda de sua amiga Zeena, a Borboleta Mágica, e sua família, descobrem aspectos diferentes sobre o mundo, a vida e a história do continente. Estreia: 06/04, terça e quinta-feira, 07h07min. 

Várias crianças dentro de uma caminhonete amarela semiaberta, como se fosse um ônibus escolar, só que tem as laterais abertas

Nossas Brincadeiras (07 min.)

Crianças com diversas habilidades de diferentes partes da Colômbia nos levam a descobrir quais são suas brincadeiras favoritas e porque gostam tanto delas. Vamos descobrir suas regras e conhecer as histórias de meninos e meninas para quem brincar com os amigos, além de ser um momento de profunda diversão, é uma ferramenta de integração e inclusão em que não existem barreiras. Estreia: 06/04, terça e quinta-feira, 07h15min.

Um menino está com roupas típicas de um folclore e segurando um cajado colorido ao ar livre

Território do Brincar (2 min.)

Um convite para brincar, trocar, vivenciar brincadeiras, festejos populares, fazeres e saberes da infância brasileira. De criança para criança. É esta a proposta da série infantil para TV do Projeto Território do Brincar. Idealizado e coordenado pelo casal de documentaristas especialistas na infância, Renata Meirelles e David Reeks, com o apoio do Instituto Alana e coprodução da Maria Farinha Filmes, o projeto realiza uma jornada de 2 anos de imersão em diversas regiões do Brasil, para estabelecer um diálogo com a criança e um vasto registro audiovisual sobre o brincar, os gestos e palavras que revelam a essência da infância. Estreia: 06/04, terça-feira e quinta-feira, 07h22min.

Um menino negro de boca aberta está usando um chapeuzinho e parece estar em um cenário de caatinga

Dia Em Que Me Tornei Mais Forte (05 min.)

O dia em que me tornei mais forte é um projeto de série internacional idealizado pela Fundação Prix Jeunesse, especializada em mídia de qualidade para crianças e jovens. São episódios de 5 minutos sobre resiliência, baseados em histórias reais contadas por crianças do mundo todo. As crianças vivenciam a resiliência de forma parecida em diferentes países, mas dentro de contextos culturais específicos. Contar essas diferentes histórias ajuda a promover a resiliência e o conhecimento de outras culturas. Um dos objetivos do projeto, e da série, é inspirar e apoiar cada vez mais crianças no fortalecimento de suas competências e emoções. No Brasil, a série é realizada em parceria com o Futura, o canal educativo da Fundação Roberto Marinho. Estreia: 06/04, terça-feira e quinta-feira, 07h25min.

Uma menina de cabelos compridos e lisos está olhando para o lado com uma expressão séria. À sua frente há maçãs em um prato

O Neuroquê? (15 min.)

Neuroquê? apresenta a história de um tio neurocientista e sua sobrinha. Protagonizada por Fabrício Ballarini – neurocientista e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) do Instituto de Biologia Celular e Neurociências “Professor Eduardo de Robertis” (IBCN, CONICET-UBA) – vai buscar sua sobrinha na escola, Martina, uma menina muito curiosa. Em seus passeios, Fabrício tira as dúvidas de Martina, faz brincadeiras investigativas e, com demonstrações simples, explica como funciona o cérebro humano. Estreia: 06/04, terça-feira, 07h30min.

Menina branca lendo um livro em frente à uma janela. Ao fundo, há uma adulta em pé

Pequenos Grandes Talentos (26 min.)

Pequenos Grandes Talentos retrata a vida de crianças tocadas por um dom que lhes permitiu vencer adversidades e conquistar um lugar. Pequenos que tiveram sobre si o olhar atento de adultos dispostos a apontar caminhos e investir no sonho. Essas crianças tornaram-se ícones e transcenderam fronteiras geográficas e culturais. Estreia: 07/04, quarta-feira, 07h30min.

Um menino obeso está em pé ao lado de um menino cadeirante. Ambos estão se olhando, sorrindo e de mãos dadas

Jogo Duro (24 min.)

Jogo Duro conta a história de Mikey, um garoto da Nova Zelândia que se muda para a Austrália e descobre um jogo ultracompetitivo de handebol no pátio da escola. Mikey faz amizade com Jerry e Salwa, que unem forças para treiná-lo para se tornar uma arma de precisão e habilidade – equipado para derrubar a rainha da escola, Tiffany, e tomar a coroa de handebol. Uma série cheia de empatia e humor, esta história explora temas de multiculturalismo, inclusão, família e amizade. Estreia: 19/04, segunda-feira e sexta-feira, 07h30min. 
 

Três meninas lado a lado estão sorrindo e mostrando imensa felicidade. A foto foi uma selfie que a menina do meio fez. Uma é loira e branca, outra é negra de óculos e a outra é oriental

Primeiro Dia (24 min.)

É o 1º ano do ensino médio de Hannah Bradford. Como uma garota transgênero, Hannah não só tem que enfrentar os desafios que surgem com o início de uma nova escola, mas também encontrar a coragem para viver seu verdadeiro eu. Estreia: 21/04, quarta-feira, 17h30min.

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Na TV:

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