Notícia: Festival SESI de Robótica tem competição de robôs e oficinas de tecnologia abertas ao público

Festival SESI de Robótica tem competição de robôs e oficinas de tecnologia abertas ao público

Festival SESI de Robótica

Entre os dias 27 e 29 de maio, São Paulo recebe um dos mais importantes torneios de robótica educacional do país, o 4º Festival SESI de Robótica. Depois de meses dedicados à programação e à construção dos robôs e ao desenvolvimento de projetos de inovação, mais de 1.200 estudantes com idade entre 9 e 18 anos estarão no Pavilhão da Bienal para apresentar e competir com as suas criações.

Além da competição, o evento contará com oficinas, atividades de experimentação livre e instalações interativas abertas ao público – uma ótima programação de fim de semana para as famílias! É a oportunidade de crianças, jovens e adultos terem contato e experimentarem o universo maker e da robótica.

Experimentação Livre

Aberto a todos os públicos, o espaço de experimentação livre oferece ao público diversas atividades de construção de objetos, fazendo sempre conexões entre arte, ciência e tecnologia.

Oficinas de arte, ciência e tecnologia

A idade mínima recomendada para as oficinas do Espaço Acesse, que acontecem no sábado e no domingo, é de 13 anos e os participantes poderão montar carros autônomos, robôs solares e drones. São apenas 30 vagas para cada horário e as inscrições podem ser feitas pelo formulário do Espaço Acesse.

Carros do futuro

Como será transportar-se em uma cidade daqui a 50 anos? Como carros autônomos irão se comportar e quais decisões teremos que tomar? Partindo da construção lúdica de futuros possíveis, vamos programar nossos próprios carros autônomos e discutir os dilemas de seus algoritmos.

Os facilitadores são Rodrigo Pitanga, engenheiro de computação e educador que atua como gerente sênior na plataforma de ensino de tecnologia para crianças BYJU’s Future School; e Marinah Raposo, arquiteta e designer de produto e de experiências na Tec Educação.

Robôs Solares

Conceitos de biologia, eletrônica, arte e mecânica serão trabalhados nesta oficina, focada na construção de pequenos organismos eletrônicos que, quando expostos a luz solar ou artificial, emitem sons como se fossem pequenos insetos. Nessa experimentação, os participantes vão poder saber mais sobre painéis solares e como muitos dos movimentos dos objetos se inspiram em elementos da natureza.

O facilitador é Guto Nóbrega, doutor em artes interativas e professor associado na Escola de Belas Artes da UFRJ, que tem obras apresentadas no Brasil e no exterior.

Drones para transportar memórias

Equipamentos aéreos, não tripulados e controlados remotamente, os drones estão cada vez mais presentes na sociedade executando tarefas que vão de entregar mercadorias a fazer imagens de áreas remotas. Nesta oficina, vamos entender mais sobre essa tecnologia, experimentar etapas da sua construção e seus potenciais para o envio, não apenas de carga, mas também na geração de novos imaginários sobre o espaço urbano.

Os facilitadores são Carlos Cândido, cientista da computação e fundador do Drone Lab Brasil; e Marcelino Melo, artista conhecido como Menino do Drone, projeto de sua autoria no qual utiliza a tecnologia para realizar fotografias aéreas da cidade de São Paulo e explorar novos imaginários sobre a cidade.

Dias e horários das oficinas do Festival SESI de Robótica

Sábado (28/5)

  • 10h às 12h – Carros do futuro
  • 14h às 16h – Robôs Solares

Domingo (29/5)

  • 10h às 12h – Robôs Solares
  • 14h às 16h – Drones para transportar memórias

Robôs de LEGO e de usinagem dividem espaço com réplicas em miniatura de carros de Fórmula 1

Quem quiser assistir à competição e conhecer os robôs e projetos terá contato com estudantes escolas públicas e privadas das 5 regiões do país, que disputam 3 modalidades:

FIRST LEGO League Challenge (FLL): alunos de 9 a 16 anos formam equipes de dois a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de missões. A equipe ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, de Logística e Transporte. Competem pela FLL, 100 equipes;

– FIRST Tech Challenge (FTC): estudantes do ensino médio constroem robôs de até 19kg a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um caderno de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena. Serão 45 equipes disputando o FTC no Festival SESI de Robótica;

– F1 in Schools: o projeto educacional da Fórmula 1 instiga os estudantes de 9 anos até o ensino médio a montarem escuderias, com três a seis integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros. Participam desta edição 41 equipes.

Serviço – Festival SESI de Robótica

  • Onde: Pavilhão da Bienal, em São Paulo (SP)
  • Quando: 27 a 29 de maio – sexta-feira (27), das 14h às 18h / sábado (28) das 9h às 18h  / domingo (29) das 9h às 16h30
  • Quanto: Entrada gratuita, com acesso do público até 16h

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?