Notícia: Futura: 25 anos despertando futuros

Futura: 25 anos despertando futuros

Em setembro, o Futura completa 25 anos. Desde 1997, defendemos que a aliança entre Educação, Cultura e Comunicação é capaz de despertar futuros e transformar a sociedade.

O Futura, uma realização da Fundação Roberto Marinho, é feito a muitas mãos. O conteúdo, que é transmitido na TV e na web, é fruto de parcerias com universidades, institutos e centros universitários, além de organizações e instituições que também acreditam nesse potencial transformador da educação.

Conhecimento transforma

A colaboração de diferentes pessoas traz um olhar mais diverso, coletivo e inclusivo à programação e aos materiais produzidos.

O objetivo é promover o acesso e a reflexão acerca de diferentes temas atuais. Dentre eles, modelos de ensino e educação midiática, cursos livres de formação para estudantes e professores, programação dedicada a crianças e adolescentes, conteúdo jornalístico multimídia, ações de mobilização em todo país e muito mais.

Os conteúdos são gratuitos e podem ser acessados pela TV, pelo site, pelos Canais Globo, Globoplay ou Youtube.

Aspas

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

Aspas

Não é possível celebrar uma data tão importante sem relembrar personalidades que fizeram a diferença ao longo desses anos. Afinal, como diria Paulo Freire, não é a educação, mas as pessoas que são capazes de transformar a nossa sociedade. Confira algumas das pessoas que fizeram parte desses 25 anos de histórias.

Lúcia Araújo

A jornalista e escritora Lúcia Araújo, que dirigiu o Futura por 17 anos, fala da importância da educação e da escola em sua vida e do conteúdo transformador e provocador do Canal desde seu nascimento.

Aspas

Eu decidi ser professor porque eu tive vontade de fazer a diferença na vida de alguém.

João Raphael

Aspas

João Raphael fala como a experiência de ter trabalhado no arquivo do Canal Futura ajudou na sua formação como educador e sobre o poder da construção de uma sociedade mais justa dentro da sala de aula.

Marcelo Andrade

Marcelo Andrade, gerente de comunicação do Museu de Arte do Rio, fala como a experiência no projeto Geração Futura foi transformadora para sua vida profissional.

Joaquim Falcão

Aspas

O Futura é um sonho acordado.


Aspas

Joaquim Falcão, Doutor em Educação e escritor, um dos criadores do Canal Futura, fala sobre o pioneirismo do Canal em transformar a comunicação da televisão em processos educativos na sala de aula.

Nina da Hora

A cientista da computação e pesquisadora Nina da Hora fala sobre a importância de alimentar o pensamento científico em crianças e adolescentes e de sua resiliência para virar cientista.

Midria Pereira

Aspas

A educação é a ferramenta mais poderosa para mudarmos o mundo.


Aspas

Midria Pereira, poeta e cientista social, aborda a importância de se ter uma educação justa e igualitária e de colocar as diversas juventudes como protagonistas e co-criadoras dessa realidade.

Bruno Quick

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, fala sobre a cultura empreendedora como projeto de vida, uma atitude onde o cidadão se vê como parte do processo e como ator das transformações.

Lísia Palombini

Lísia Palombini, jornalista e mediadora de conflitos, fala sobre o diferencial do jornalismo no Futura, alimentado por outras possibilidades de ver o mundo e de enxergar e ouvir as pessoas.

Ana Lucia Lima

Aspas

Temos todas as ferramentas para construir um futuro mais inclusivo e bom para todos.


Aspas

Ana Lucia Lima, pesquisadora e sócia-diretora da Conhecimento Social, fala sobre a comunicação democrática do Futura e a mágica da diversidade na construção coletiva de uma sociedade.

Regina Tchelly

A empreendedora social Regina Tchelly fala sobre sua trajetória até a criação do Favela Orgânica, uma cozinha sem desperdício, e diz querer inspirar outras mulheres a colocar suas ideias em prática.

Ronaldo Lemos

Aspas

O Futura tem um papel transformador no Brasil.


Aspas

Ronaldo Lemos, advogado e apresentador do Expresso Futuro, aborda a importância de uma economia movida por ideias onde a tecnologia é uma ferramenta fundamental, mas precisa estar acessível para todos.

Ana Paula Brandão

Ana Paula Brandão, hoje diretora programática da ActionAid, fala sobre seu trabalho na Mobilização Comunitária do Canal, na articulação com as pessoas e organizações sociais e no diálogo nos territórios.

Eduarda Vieira

Aspas

As mulheres são maioria nas universidades e em diversas empresas, mas nas posições de liderança são minoria.


Aspas

A jornalista e colunista do Canal Futura, Eduarda Vieira, fala sobre a importância da ocupação de mulheres negras em cargos de liderança e do poder da representatividade positiva, como em sua trajetória.

Denise Aguiar Alvarez

Diretora da Fundação Bradesco, Denise Aguiar Alvarez, diz que a educação é a principal ferramenta de transformação social e ratifica a importância do Futura na transmissão desses conteúdos educativos.

Angela Dannemann

Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, fala sobre o encantamento da literatura e a importância do estímulo da leitura na construção de uma educação de qualidade desde a fase infantil.

Paulo Mól

Aspas

Educação transforma vidas.


Aspas

Paulo Mól, diretor de operações do SESI-DN, diz que a educação deve formar o ser humano também para o mercado de trabalho. E comenta sobre a importância da parceria com o Futura nessa construção.

China

Aspas

A educação e a cultura são os motores da nossa sociedade.


Aspas

O músico e apresentador China Ina fala sobre o poder da musicalidade em nossas vidas, na maneira de existir e expressar nossa existência no mundo, além de ser uma potente ferramenta de educação.

Manuel Falcão

Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da TV Globo, fala da importância de criar e fortalecer redes e relembra sua trajetória na identidade visual do Futura em 1997 e agora na nova marca.

Ana Carolina Amaral

Ana Carolina Amaral, jornalista da PUC Minas, fala sobre sua trajetória na TV universitária e do conhecimento e da potência que um espaço como esse pode significar e reverberar para a sociedade.

Alexandre Henderson

Aspas

Um país justo é um país que inclui as pessoas e oferece a todos as mesmas oportunidades e o mesmo espaço.


Aspas

O jornalista Alexandre Henderson diz que todos deveriam se preocupar em conviver com as diferenças de um modo mais respeitoso, ético e inclusivo.

Eliana Sousa Silva

Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré, diz que mobilizar pessoas é a melhor ferramenta de transformação social na luta por uma sociedade menos desigual e que o Futura é parceiro nessa causa.

Roberto Xavier

Roberto Xavier, gerente executivo de educação do SESI-SP, diz sobre a importância da inclusão produtiva ao fazer com que as pessoas em vulnerabilidade tenham oportunidade de qualificação profissional.

Débora Garcia

Débora Garcia, hoje sócia-diretora da Elektra Conteúdo, relembra sua trajetória no Futura e fala sobre a importância da fusão do entretenimento com a educação.

José Roberto Marinho

Aspas

O futuro a gente constrói a cada dia.


Aspas

José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, relembra o nascimento do Futura, a importância do Canal na formação da cidadania e do legado canal desde o seu nascimento.

--

E que possamos ainda construir juntos os próximos 25, 50, 100 anos do Canal Futura.